Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Digitalização na construção em setores emergentes – aplicabilidade em semiconductors

19 de abril de 2023 | Engenharia Civil

 

 

Oitava sessão técnica do ciclo “Engenheiros Civis + Digitais” organizada pelo Colégio de Engenharia Civil – Norte, realiza-se no próximo dia 19 de abril. Inscrições a decorrer.

 

 

A importância do mercado da construção de Semiconductors é considerado, atualmente, estratégico dada a sua importância económica, social e geopolítica. Diversos países já definiram plano estratégicos de desenvolvimento e linhas de apoio ao investimento. Recentemente, a União Europeia, através do programa “EU Chip Act”, definiu linhas estratégicas de desenvolvimento e apoio financeiro de € 43 bilhões para os fabricantes de Semiconductors e respetiva cadeia de fornecimento. Na Europa, existem, atualmente, doze infraestruturas em construção ou em fase de licenciamento. O projeto técnico, análise de construtibilidade, coordenação, pormenorização / preparação, fabricos, construção e comissionamento de infraestruturas de Semiconductors, pela sua elevada escala, requisitos específicos, exigência de qualidade técnica em processos de aprovação, especialidade técnica, regulamentação, elevado número de intervenientes envolvidos e intensidade de planeamento apresenta diversos desafios à equipa de engenharia integrada, sendo estes caracterizados ao nível de gestão de projeto, conhecimento técnico, gestão de informação, produtividade e qualidade. Com a implementação de estratégias de digitalização e usos BIM, as equipas de engenharia integrada têm vindo a inovar as suas metodologias de trabalho colaborativo, gestão de conhecimento e soluções técnicas a implementar no sentido de simplificar, estandardizar e otimizar a construção, facilitando o apoio à tomada de decisão.

 

Esta sessão serve para partilhar aprendizagens, desafios e objetivos alcançados quanto à estratégia de digitalização e requisitos BIM aplicados na prática, de forma a corresponder aos desafios identificados no mercado da construção de Semiconductors. As aprendizagens partilhadas consideram as reflexões de casos práticos de aplicação.

 

Sessão exclusivo para membros da Ordem dos Engenheiros

 

PROGRAMA

18h00 – Acolhimento
18h10 – Apresentação: Bruno Caires, Lucas Lupchinski, Jéssica Carvalho e Filipe Carvalho, BIMMS
19h30 – Período de esclarecimentos: Bruno Caires, Lucas Lupchinski, Jéssica Carvalho e Filipe Carvalho, BIMMS
20h00 – Encerramento

 

Data: 19 de abril
Horário: 18h00
Local: Sede OERN

 

Inscrições aqui

 

Todas as quartas-feiras de abril e maio há sessões, na sede da OERN, organizadas pelo Colégio de Engenharia Civil – Norte. Consulte a nossa agenda

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte