Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Sustentabilidade do ambiente construído: desafios da twin transition (circularidade e digitalização)

22 de março de 2023 | Engenharia Civil

 

A quarta sessão técnica do ciclo “Engenheiros Civis + Digitais” organizada pelo Colégio de Engenharia Civil – Norte, é já dia 22 de março.

 

 

A indústria da construção tem um reconhecido impacte significativo no meio ambiente, o que tem levado a que se lhe exija uma maior responsabilidade em termos da sua organização e processos. Esta sessão técnica irá explorar os conceitos associados a uma Economia Circular (EC), o contexto regulamentar (nacional e europeu) e o papel relevante da digitalização como facilitador da transição. Será possível compreender os princípios da EC e como estes deverão ser integrados ao longo do ciclo de vida das construções (conceção, construção, operação e fim de vida) pelos diferentes intervenientes ao longo da cadeia de valor.

 

Para além da abordagem à EC, esta sessão irá introduzir o conceito de dupla transição (ecológica e digital) indo ao encontro de um setor menos intensivo em carbono e materiais naturais e reduzindo a geração de resíduos. Serão apresentados os desafios e oportunidades que o setor irá enfrentar nesta dupla transição pretendendo alavancar a sua produtividade. A estratégia para uma construção mais circular foi recentemente apresentada no Plano de Ação para a Circularidade na Construção (PACCO) através de um conjunto de 30 medidas.

 

Os participantes terão oportunidade de conhecer o PACCO, bem como a participarem na discussão de ideias e no networking com outros atores do setor. Pretende-se que os participantes adquiram uma nova visão de como poderão efetuar um contributo significativo para tornar a indústria da construção (e toda a cadeia de valor) mais responsável e sustentável.

 

 

PROGRAMA

18h00 - Acolhimento
18h10 – João Poças Martins, FEUP/Built CoLAB
18h15 – Marco Pedroso, Built CoLAB
18h35 – Vanessa Tavares, Built CoLAB
19h00 – Mesa-redonda – Campos e Matos da UM/OERN, Paula Santos da OA, Luísa
Magalhães da SmartWaste e José Carlos Lino da BuildingSmart Portugal
20h00 - Fim

 

Como implementar a twin transition num ambiente de economia circular no setor da construção:

Obter uma visão geral dos princípios e ideias por detrás dos conceitos de Economia Circular e Dupla Transição (Twin transition)

Compreender de forma genérica as políticas atuais na Europa e em Portugal no âmbito da Economia Circular.

Conhecer o recém-publicado Plano de Ação para a Circularidade da Construção (PACCO) em Portugal

Analisar as barreiras e oportunidades de transição para estes modelos de negócio circula

 

 

Data: 22 de março
Horário: 18h00
Local: Sede OERN

 

Sessão exclusivo para membros da Ordem dos Engenheiros

 

Inscrições aqui

 

Todas as quartas-feiras de março, abril e maio há sessões, na sede da OERN, organizadas pelo Colégio de Engenharia Civil – Norte. Consulte a nossa agenda

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte