Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

[Fotogaleria] Visita técnica à obra de expansão da rede de Metro do Porto

16 de dezembro de 2021 | Engenharia Civil

 

O Colégio de Engenharia Civil – Norte organizou, no passado dia 15 de dezembro, uma visita técnica à obra de expansão da rede de Metro do Porto, mais concretamente às frentes de obra: Avenida da França e Ramal de Injeção.

 

Cerca de 25 engenheiros e engenheiras visitaram a obra da “Linha Circular – Troço Liberdade/S. Bento – Boavista/Casa da Música” que foi consignada no dia 16 de março de 2020 e consiste numa nova linha de metro inteiramente subterrânea.

 

A receção aos participantes foi feita por Luís Meireles, Diretor Departamento de Infraestruturas - Metro do Porto, no Estaleiro Central, que fez uma apresentação com a caracterização geral da Nova Linha Rosa. Posteriormente, João Almeida, deu informações sobre o andamento das obras e detalhou as diferentes fases de obra em que nos encontramos nas diversas frentes de trabalho.

 

Foi visitada  a frente de obra na Boavista (Avenida da França), passando depois para a praça da galiza, terminando a visita no jardim do carregal, junto ao Hospital Santo António.

 

A nova linha é composta por 4 novas estações localizadas no centro do Porto – Liberdade/S. Bento, Hospital S. António, Galiza e Boavista/Casa da Música – e 3.2km de túnel mineiro construído por escavação tradicional “NATM” (New Austrian Tunnelling Method). Além destas estruturas, serão ainda construídos 3 poços de emergência e ventilação entre estações. A obra tem um prazo de execução de 42 meses e um valor global de 189 milhões de euros.

 

Veja a fotogaleria aqui 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte