Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

O Cadastro e a Propriedade Rústica em Portugal

09 de novembro de 2021 | Geral

 

"O Cadastro e a Propriedade Rústica em Portugal - uma abordagem na sua urgência atual - Desafios futuros na paisagem nacional" é o tema escolhido para a sessão que decorrerá no próximo dia 9 de novembro na Delegação Distrital de Vila Real.

 

 

Inscrições aqui

 

 

“Para compreender o nosso território rústico, não há nada como percorrê-lo de lés a lés. Mas é preciso ir pelas estradas antigas e pela sombra das veredas, pois pelas auto -estradas nada se vê senão uma imagem fugaz".

 

Programa de Transformação da Paisagem (PTP) configura uma estratégia para os territórios vulneráveis da floresta com elevada perigosidade de incêndio. A estratégia deste programa assenta em ter os territórios da floresta como referencial de uma nova economia dos territórios rurais de baixa densidade; valorizando o capital natural e a aptidão dos solos e promovendo a resiliência do território e que assegura maiores rendimentos, através de processos participados e colaborativos e de base local e da capacitação de atores e instituições. São também objetivos do PTP incentivar os produtores a melhorar a gestão das suas explorações e desenhar a paisagem desejável para dar resposta aos desafios das alterações climáticas.

 

 

 

Oradores

João Gama Amaral
Engenheiro florestal com pós-graduação (Coordenação florestal Bosque.Inov). Membro sénior da Ordem dos Engenheiros - Integra o Colégio Nacional de Engenharia Florestal da OE. Sócio-Gerente da Bosque - Projectos de Engenharia , Lda (desde 1994); Sócio-Gerente da Bosque, Inovação e Desenvolvimento Florestal, Lda (desde 2007 até 2015).

 

Rodrigo Sarmento de Beires
Engenheiro civil de planeamento territorial (Coordenação geral  Bosque.Inov), Membro da Ordem dos Engenheiros. Sócio e Administrador da Bosque.Inov,  Consultor de Empresas  e  Assessor governamental  (Governos  XV, XVI, XVII, XIX) e Presidente da Direção da SPIDOURO – Soc. dePromoção de Empresas e Investimento do Douro e Trás-os-Montes, S.A. (1996-2003), Vice-Presidente da Comissão de Coordenação da Região do Norte (1992-95).

 

Alguns projetos e colaborações estratégicas: investimento florestal e economia de base rural:
Livro “O Cadastro e a Propriedade Rústica em Portugal” (editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos,  em 2013); Coordenação da  “Estratégia para a Gestão e Reestruturação Rural (Estratégia GERAR)”, aprovada pela RCM 56/2012; Zonas de Intervenção Florestal (assessoria XV, XVI e XVII Governos na redacção do DL 215/2005); Relançar o Investimento Florestal em Portugal (editado pela Bosque, SA, 2005/2006); Estratégia e Regulamentação da Medida 6 - Engenharia Financeira do AGRO (Port.936/2003 - Programa AGRO, 2003).

 

 

Moderador: José Aranha

Licenciou-se em Eng.ª Florestal na UTAD em 1988, tendo como estágio o Inventário Florestal e Cartografia de Classes de Qualidade para o Pinheiro Bravo. Realizou a sua inscrição na Ordem dos Engenheiros no Colégio de Florestal, nesse mesmo ano; Em 98 – Concluiu o Doutoramento em SIG e DR em Aplicações Florestais – na Kingston University, em Inglaterra; É Docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro: em Sistemas de Informação Geográfica e Deteção Remota em aplicações Agro-Florestais e Veterinárias; É Investigador no Centro de Investigação em Tecnologias Agro-ambientais e Biológicas.

 

 

Data: 9 de novembro
Horário: 18h15

 

Lotação máxima: 40 pessoas

 

De modo a garantir a segurança de todos, este evento irá decorrer com base no cumprimento rigoroso das normas impostas pela Direção Geral de Saúde (DGS) a serem comunicadas no local do evento.

 

 

Inscrições aqui

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte