Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

“O papel dos engenheiros civis na aplicação da regulamentação é fundamental”

10 de setembro de 2021 | Engenharia Civil

 

Realizou-se no passado dia 9 de setembro a sessão técnica “A nova regulamentação no domínio da térmica – O papel fundamental dos engenheiros Civis”, organizada pelo Colégio de Engenharia Civil – Norte.

 

 

Os oradores convidados Manuela Almeida (Universidade do Minho) e Vasco Peixoto de Freitas (FEUP) abordaram durante a sessão a transposição da diretiva para a regulamentação e o papel do engenheiro civil no panorama da legislação atual.

 

Manuela Almeida debruçou-se sobre o panorama europeu, relembrando que “a legislação que temos é uma consequência das diretivas europeias”.

 

Mencionou também que “os edifícios têm um grande impacto ambiental, são grandes consumidores de energia, são emissores de carbono, consumidores de água, entre outros. Portanto o desempenho energético dos edifícios tem um papel importante na concretização dos objetivos energéticos e climáticos da EU 2030 e 2050”.

 

Já Vasco Peixoto de Freitas abordou o panorama nacional e os aspetos mais técnicos da nova regulamentação. Ao longo da sua apresentação abordou a evolução da regulamentação em Portugal e o imprescindível papel dos engenheiros civis.

 

Ambos refeririam que “o papel dos engenheiros civis na aplicação da regulamentação é fundamental”. Vasco Peixoto de Freitas mencionou que “se é necessário que a seja feita uma outra interpretação da transposição daquilo que são as diretivas europeias, que também tem alguma flexibilidade, ela tem que ser feita”.

 

No final houve ainda tempo para dar resposta às questões colocadas pelos participantes, nesta que foi uma sessão moderada por Bento Aires, Coordenador do Colégio de Engenharia Civil – Norte.

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte