Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

160 engenheiros concluem o curso de Ética e Deontologia profissional

02 de fevereiro de 2021 | Geral

 

Há mais 160 novos membros efetivos na Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), terminado que está o primeiro Curso de Ética e Deontologia Profissional de 2021, conduzido pelo Presidente da OERN, Joaquim Poças Martins e que teve como convidado o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires.

 

 

Decorreu, entre os dias 26 e 29 de janeiro, o primeiro curso de Ética e Deontologia Profissional de 2021, com 163 participantes que agora se tornam membros efetivos da Ordem dos Engenheiros. Juntam-se assim aos cerca de 600 engenheiros que terminaram este curso no decorrer de 2020, em pleno contexto de pandemia.

 

Nesta primeira edição de 2021 verificámos que a média de idades dos formandos é de 33 anos. Podemos observar no gráfico abaixo que os formandos que realizaram esta ação de formação se distribuem por todo o Portugal continental e ilhas, demonstrando assim, que as ações de formação da OERN, em formato online, chegam a todos os membros interessados, qualquer o ponto geográfico onde se encontrem.

 

 

 

Verificamos também que a maioria dos formandos que agora se tornam membros efetivos da Ordem dos Engenheiros, mais de 50 %, pertencem à especialidade de Engenharia Civil, mas Eletrotécnica e Mecânica continuam no top 3 das especialidade que mais acedem à Ordem dos Engenheiros.

Ainda assim, de notas que as especialidade de Química e Biológica e Geológica e Minas também somam nos membros aos seus colégios.

Nota relevante é a especialidade de Engenharia Naval receber durante este curso um novo membro efetivo.

 

 

No final desta formação, os formandos avaliaram de uma forma geral esta primeira edição do Curso de Ética e Deontologia Profissional como “Excelente” e em outros parâmetros tais como “Conteúdos programáticos e métodos”, “e-Formador”, “Plataforma Há formação” e “Organização e métodos”, mais de 90% das respostas foram superiores a “Bom”, afirmando ainda que “os meios e apoio prestados desde a inscrição na formação até à sua conclusão foram os adequados”.

 

Grande parte dos formandos acrescentou ainda que dada a situação atual resultante da pandemia, "esta é a melhor maneira e mais segura para lecionar estas formações”.

 

Este é um curso é conduzido por Joaquim Poças Martins, Presidente da OERN e, esta primeira edição do ano contou com a intervenção de Carlos Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros.

 

Há Engenharia na formação dos nossos engenheiros.

2021 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte