Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Programa 3Muri apresentado na OERN

07 de dezembro de 2020 | Engenharia Civil

 

Avaliação Sísmica em edifícios de alvenaria, foi o tema abordado naquela que foi a terceira sessão do Ciclo de Sessões Técnica para engenheiros Civis, organizada pelo Colégio de Engenharia Civil – Norte.

 

 

Coube a Manuela Mesquita, Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, iniciar e moderar esta sessão relembrando também “que esta é um tema de elevada importância, especialmente, para os engenheiros civis”.

 

Rita Bento introduziu o tema relembrando que o risco sísmico “depende de três fatores, perigosidade, exposição e vulnerabilidade. A vulnerabilidade dos edifícios de alvenaria foi exatamente o tema abordado nesta sessão referindo que “o estudo do que aconteceu nos sismos passados é essencial para serem encontradas soluções” e que “os edifícios construídos com pedras e argamassa de má qualidade são uma fonte muito significativa dos danos totais”.

 

Para além disso abordou também a legislação existente ao longo dos anos, bem como a metodologia a utilizar na avaliação e reabilitação de edifícios.

 

Relativamente ao Programa 3Muri, Ana Simões referiu que este tem duas versões “uma de investigação e uma outra comercial” e abordou também quais as principais ferramentas deste programa. Para além de todas as suas funcionalidades, Ana Simões, destacou a importância da análise de sensibilidade que “tem muito interesse uma vez que permite melhorar o comportamento estrutural do edifício”.

 

Notou ainda que o programa pode ser descarregado em www.3muri.com

 

No final houve ainda tempo para dar reposta às perguntas dos participantes desta sessão.

 

Consulte a apresentação aqui 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte