Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

[Sessão Técnica] Transformação digital na construção

11 de novembro de 2020 | Engenharia Civil

 

A primeira sessão do Ciclo de Sessões Técnicas para engenheiros Civis, organizado pelo Colégio de Engenharia Civil – Norte, tem como tema a “Transformação digital na construção” e decorrerá dia 11 de novembro pelas 17h30.

 

 

Aceda à sessão aqui 

 

 

O setor da construção tem trabalhado da mesma forma com relativo sucesso há milhares de anos, embora, nos últimos tempos, tenha de costas voltadas à tecnologia e, portanto, esteja perdendo oportunidades de ser melhor. Esta sessão irá rever as oportunidades e riscos associados à digitalização da construção: como o BIM melhorou o design? Que impacto a robótica pode ter nos canteiros de obras? Que aplicação pode ter a inteligência artificial? Que modelos de negócios surgem graças à digitalização? Quais são as tecnologias maduras que devemos aplicar? Estas são apenas algumas das perguntas que, como engenheiros, devemos colocar para aproveitar esta onda nas nossas empresas e estudos.

 

 

Convidado

Roberto Molinos é arquiteto, diretor académico do programa BuiltTech da IE University e da IE Business School para a digitalização do setor de construção e diretor geral da Modelical, uma consultoria e escritório de projetos na intersecção entre tecnologia da informação e design que criar e usar modelos de informação para melhorar a colaboração e os resultados.

A experiência profissional de Roberto inclui trabalhos em hospitais, estádios, aeroportos, infraestruturas e ultimamente em habitações alternativas, bem como em projetos de digitalização para diversas empresas do setor, com referências na Europa, América do Sul e Médio Oriente. Além da sua função na Universidade IE, Roberto já lecionou na UPC, é coordenador da Aula TFM do mestrado em Gestão de BIM da UPM e um dos promotores do Algomad, seminário que visa divulgar a utilização de ferramentas computacionais no setor da construção.

 

 

Aceda à sessão aqui 

 

Conheça todas as sessões técnicas agendadas aqui

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte