Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

[Sessão técnica] Avaliação Sísmica

02 de dezembro de 2020 | Engenharia Civil

 

O Colégio de Engenharia Civil - Norte continua com o Ciclo de sessões técnicas para engenheiros civis e, desta vez, o tema abordado será a "Avaliação Sísmica de Edifícios Existentes de Alvenaria - programa 3Muri", que decorre a 2 de dezembro.

 

 

Aceda à sessão aqui 

 

 

A palestra terá enfoque na avaliação sísmica de edifícios existentes de alvenaria, tendo em conta o novo contexto regulamentar (Decreto-Lei n.º 95/2019, Despacho Normativo n.º 21/2019 e Portaria n.º 302/2019), e abordará os seguintes domínios:

 

- Avaliação sísmica global de edifícios antigos de alvenaria, com recurso à modelação por macro-elementos (método do pórtico equivalente) e a análises estáticas não lineares para a avaliação do desempenho global;
- Avaliação do desempenho local, incluindo a definição local dos mecanismos de colapso para fora do plano, com recurso à modelação por macro-bloco e análises cinemáticas não-lineares;
- Apresentação de casos de estudo, nomeadamente edifícios habitacionais de vários pisos e edifícios patrimoniais;
- Apresentação das potencialidades do programa 3Muri para a avaliação e reforço sísmico de edifícios com estrutura de alvenaria e mistos alvenaria-betão armado através de análises estáticas não lineares.

 

 

Convidadas

Rita Bento é Professora Associada com Agregação de Mecânica Estrutural e Estruturas no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil) do Instituto Superior Técnico (IST). Os seus interesses académicos envolvem as áreas de Engenharia Estrutural e Engenharia Sísmica com ênfase na avaliação sísmica e reforço estrutural do património construído, edifícios antigos existentes de alvenaria e betão armado. É Directora do programa de doutoramento em Análise e Mitigação de Riscos em Infraestruturas do IST (http://infrarisk.tecnico.ulisboa.pt). Rita Bento é membro da Comissão Executiva da European Association For Earthquake Engineering (EAEE). É Editora Associada da revista científica “Bulletin of Earthquake Engineering”, publicação oficial da EAEE, e coordenadora do grupo de trabalho 12 (WG12 - Continuing Education and Professional Development) da EAEE. É Examinadora Externa do Mestrado de Engenharia de Estruturas (External examiner MSc cluster in structural engineering: earthquake, steel, concrete, general) no Imperial College, Londres.

Orientou mais de 50 trabalhos de mestrado ou doutoramento no âmbito do dimensionamento, avaliação e reforço sísmico de estruturas de betão armado, alvenaria e metálicas. É co-autora de mais de 200 publicações em revistas científicas internacionais, livros e proceedings de conferências.

 

Ana Simões é Doutorada em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) na área da avaliação sísmica de edifícios de alvenaria. É co-autora de mais de 20 publicações em revistas científicas internacionais, livros e proceedings de conferências. Desenvolve atividade de investigação no CERIS – Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability e exerce atividade de projeto na Barraferros, Lda.

 

Rita Bento e Ana Simões assumem a representação do programa 3Muri da S.T.A. DATA em Portugal

 

Aceda à sessão aqui 

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte