Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Conversas vínicas trazem para debate o vinho verde

06 de novembro de 2020 | Geral

 

Na sequência daqueles que seriam os X Encontros Vínicos e do Vinho Verde realizaram-se, entre os dias 28 e 30 de outubro, as Conversas Vínicas 2020 online. Foram três dias de conversas sobre o vinho verde que juntou especialistas e dezenas de participantes.

 

 

Numa organização conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte e da Delegação Distrital de Viana do Castelo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVA), realizaram-se três sessões técnicas online sobre a comercialização do vinho verde.

 

Na primeira sessão foram várias as personalidades que estiveram presentes no arranque destas conversas vínicas, a saber Joaquim Poças Martins, Presidente da OERN; Fernando Fonseca, Delegado Distrital de Viana do Castelo; Divanildo Outor Monteiro, Coordenador do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte; Luís Nobre, C.M. de Viana do Castelo; Ana Paula Vale, Vice-presidente do IPCV e Manuel Pinheiro, Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

 

Fernando Fonseca frisou que “este evento vem na sequência de outros eventos que a delegação tem vindo a promover na divulgação dos vinhos verdes, e na comercialização dos mesmos em tempos de pandemia”. Para Joaquim Poças Martins este é “um produto de excelência da região e também um produto de excelente Engenharia” e “um produto com elevado potencial para a exportação” referiu Ana Paula Vale. Para Luís Nobre a “componente da distribuição e da comercialização será o grande desafio que ainda necessita de aprofundamento e, aqui, a Engenharia e os engenheiros terão um papel determinante”, no entanto Manuel Pinheiro refere que este é “um ano que nos vamos revelar, não tenho duvidas”.

 

A sessão, que teve como tema a “Comercialização dos vinhos de proximidades” esteve a cargo de António Luís Cerdeira, Quinta de Soalheiro e com a moderação de Teresa Mota.

 

Na segunda sessão o tema abordado foi a “Comercialização das grandes superfícies”. O orador convidado para debater o tema foi Casimiro Alves, Vercoope – União das Adegas Cooperativas da Região dos Vinho Verdes, engenheiro agrónomo com pós graduação em marketing de vinhos, que referiu que nas grandes superfícies os “produtores têm de se adaptar às suas regras do jogo”, lembrando também que, para o consumidor “além da qualidade o fator primordial é o preço”.

 

Para a terceira e última sessão deste ciclo de Conversas Vínicas foram convidados Leonor Freitas e Jaime Quendera da Casa Ermelinda Freitas, com o tema “Internacionalização dos Vinho Portugueses”. Refeririam que “o vinho verde é uma grande bandeira de Portugal” e que “Portugal é 11º produtor mundial de vinho”, demonstrando assim a já referida importância deste produto.

 

O enquadramento deste tema esteve a cargo de Isabel Valin, Diretora da Escola Superior Agrária – IPVC e a moderação a cargo Vítor Correia, engenheiro agrónomo, que salientou que “ao longo destes 10 anos, assistimos de uma grande evolução no setor bem como a uma grande partilha de conhecimento”.

 

Até dia 30 de novembro há vinho verde para provar em casa. Compre aqui!

 

Foram dezenas de participantes que acompanharam estas sessões e que tiveram a oportunidade de debater o tema com estes especialista.

 

Reveja as sessões aqui

Sessão 1

 

 

Sessão 2 

 

Sessão 3

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte