Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

“Os problemas fitossanitários são silenciosos”

26 de outubro de 2020 | Engenharia Florestal

 

“Gestão de riscos fitossanitários” foi o tema escolhido pelo Colégio de Engenharia Florestal – Norte, para a sessão técnica que decorreu no passado dia 22, neste que é o Ano Internacional da Fitossanidade (International Year of Plant Health), declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

 

Paulo Bessa, Coordenador do Colégio de Engenharia Florestal – Norte, destacou a importância do tema mencionando que este “é extremamente inovador e dá respostas aquilo que considero uma das principais ameaças ao setor florestal”.

 

José Manuel Rodrigues, Engenheiro florestal responsável pela chefia na área da proteção florestal, foi o orador convidado. Durante a apresentação abordou este tema que “está a ganhar uma nova centralidade numa altura em que se fala muito numa nova estratégia climática” e “estando a floresta sujeita também a um enorme conjunto de pressões, obviamente que temos de adotar mecanismos de prevenção e controlo, evitando acima de tudo que as pragas se instalem”. Segundo o orador há 5 passos essenciais para a prevenção e monitorização deste problema florestal, a “deteção precoce, informação, sistemas de alerta, investimento e colaboração”.

 

Manuela Baião e Silvino Sousa, vogais do Colégio de Engenharia Florestal – Norte foram os responsáveis pela moderação das perguntas feitas pelos participantes no final da sessão. Silvino Sousa recordou ainda que “os problemas fitossanitários são silenciosos”.

 

 

Reveja a sessão aqui 

2020 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte