João Manuel RS Tavares, membro da Ordem dos Engenheiros, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP e investigador no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica do INEGI, conquistou uma Menção Honrosa no âmbito da International Conference on Systems, Signals and Image Processing (IWSSIP) 2020, com o artigo “Convolution Neural Network Models for Acute Leukemia Diagnosis“.
Juntamente com uma equipa de investigadores da Universidade Federal do Piauí no Brasil (UFPI), João Tavares focou-se na melhoria do diagnóstico precoce da Leucemia Linfoide Aguda e da Leucemia Mieloide Aguda, propondo uma deteção automática das patologias através de técnicas de processamento de imagem e de machine learning.
Em declarações ao Notícias UP , o engenheiro aponta que “os tratamentos da Leucemia Linfoide Aguda e da Leucemia Mieloide Aguda são diferenciados e o diagnóstico precoce auxilia na sobrevida do doente. Existem sistemas computacionais que providenciam um diagnóstico auxiliar e eficaz para os especialistas. Através de imagens de exames, esses sistemas utilizam técnicas de processamento de imagem e de machine learning para auxiliar os especialistas na obtenção de diagnósticos sobre a leucemia aguda”, conclui.
A importância do diagnóstico precoce
Com vasta experiência em processamento e análise de imagens biomédicas, João Tavares esclarece ainda a importância e o impacto de um diagnóstico precoce no desenvolvimento da doença. “Estes dois tipos de leucemia aguda necessitam de um diagnóstico em estágios iniciais da doença para proporcionar o tratamento adequado. O objetivo deste trabalho foi realizar a deteção automática dos tipos de leucemia aguda a partir de imagens de lâminas de sangue”.
A investigação em causa conta com a participação de diversos investigadores da área da Engenharia, com João Tavares a colaborar ativamente na definição de tarefas, análise dos resultados obtidos e na escrita de publicações.
Fonte: Notícias UP