Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Houve Engenharia na terceira conferência do Colégio de Agronómica

15 de julho de 2020 | Geral

Terceira conferência trouxe a debate os alimentos compostos e a sua importância para o sector.

 

 

Divanildo Outor Monteiro, coordenador do Colégio de Engenharia Agronómica - Norte, abriu esta conferência lembrando que "o sector dos alimentos compostos é vital para a produção animal e para a produção agrícola".

 

Tiago Pinto apresentou uma comunicação sobre a produção de milho lembrando que este cereal é de "longe o cereal mais produzido a nível mundial e a produção tem ser mantida relativamente estável e as estimativas para 2020 e 2021 são 1172 milhões de toneladas."  (veja a apresentação completa no video)

 

A segunda intervenção da tarde esteve a cargo do Jaime Piçarra que trouxe para a conferência a análise da situação da indústria de alimentos compostos em Portugal e na União Europeia.

 

"Não é possível pensar em política agroalimentar sem tem em conta a indústria pecuária, a carne, o leite e a alimentação animal que no seu conjunto estamos a falar de qualquer coisa como "45% do volume de negócios da indústria agroalimentar". (veja a apresentação completa no video).

 

No final houve algumas conclusões e Divanildo Outor Monteiro apontou que tendo em conta o exposto, ficou claro que "a produção de trigo do país dá para 15 dias de consumo, e a produção de milho para três meses" e a partir daí sugiram várias questões aos convidados. "Será possível aumentar a produção de milho recorrendo ao milho OGM?"

 

"Quais seriam as medidas mais relevantes para podermos aumentar, quer cereais ou proteaginosas?"

 

"Há uma redução acentuada do preço do petróleo, o que vai acontecer aos preços das matérias primas?"

 

 

Reveja tudo no Vídeo

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte