Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Descomplicar a Proteção de Dados

30 de junho de 2020 | Engenharia Informática

Decorridos dois anos sobre a plena entrada em vigor do Regulamento Geral da Proteção de Dados é chegado o momento de fazer um balanço do que mudou. No próximo dia 30 de junho, Colégio de Engenharia Informática – Região Norte organiza uma  sessão técnica online sobre “Descomplicar a Proteção de Dados” pelas 18h00.

 

 

Aceda à sessão aqui 

 

 

Dois anos depois da entrada do RGPD é o momento de fazer um balanço do que mudou na compreensão dos titulares dos dados relativamente aos seus direitos e, da parte das entidades que tratam dados, das suas obrigações neste tratamento.

 

Mais recentemente, consequência da crise pandémica, as empresas depararam-se com novos desafios: As formas de trabalho sofreram uma alteração profunda que exigiu de empregadores e trabalhadores uma rápida e não programada adaptação.

 

O regresso ao local de trabalho levanta também novas questões relativas à conformidade de algumas das medidas que têm vindo a ser adotadas em reação à crise pandémica (será lícito exigir aos funcionários que realizem testes de diagnostico, que se sujeitam à recolha de temperatura diariamente?)

 

Nesta sessão abordaremos todos estes novos temas, em paralelo com a análise do RGPD e perspetivaremos algumas recomendações para um futuro em que a privacidade e a saúde publica e segurança não estejam em campos opostos.”

 

 

CONVIDADAS

 

Filipa Matias Magalhães 

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós-Graduada em Ciências Jurídico-Políticas e Mestre em Direito (pré-Bolonha), pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, na vertente de Ciências Jurídico-Políticas. É ainda doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

 

Advogada com a especialidade de Direito Administrativo, Direito do Trabalho em Funções Públicas e Direito do Trabalho e assistente Convidada da Universidade de Aveiro.

 

Formadora em ações e oradora em diversos e autora dos livros Manual de Trabalho para o Terceiro Setor, Manual do Contrato de Trabalho, Manual do Emprego Público e Regulamento Geral da Proteção de Dados.

 

 

Maria Leitão Pereira 

Atualmente Chefe de Divisão da Área dos Recursos Humanos da Universidade de Aveiro. Iniciou a atividade profissional como advogada tendo depois integrado à Universidade de Aveiro no âmbito da Assessoria Jurídica, colaborando na qualidade de jurista.

 

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra após a realização de exame “ad-hoc” versando sobre o Direito Positivo Português, Pós-Graduada em Direito de Emprego Público da Universidade de Coimbra.

 

É também autora de vários livros publicados pela Vida Económica, nomeadamente: Manual de Trabalho para o Terceiro Setor, Manual do Contrato de Trabalho, Manual do Emprego Público e Regulamento Geral da Proteção de Dados.

 

 

MODERADOR

João Oliveira, Coordenador Colégio de Engenharia Informática – Norte

 

 

Aceda à sessão aqui 

 

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte