Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

QGIS AVANÇADO

06 de maio de 2019 | Geral

Pretende-se com este curso complementar os conhecimentos básicos dos utilizadores do conhecido software QGIS através da utilização do ProcessingToolbox, um conjunto de bibliotecas constituídas por vários algoritmos e ferramentas. Esta interoperabilidade constitui uma mais valia para os utilizadores do QGIS, permitindo o acesso a mais de 350 módulos para a manipulação e análises espaciais de dados vetoriais e raster.

 

Inscrições AQUI

 

Objetivos Gerais
No fim do curso os formandos deverão estar ambientados com os algortimos disponíveis no QGIS assim como ligação a software externo que o QGIS integra. Os formandos aprenderão também a publicar mapas na internet.

 

Conteúdos Programáticos
Módulo I (4h)
- Introdução teórica ao QGIS como software de Informação Geográfica Open Source.
- Instalação do QGIS 3.4 Madeira.
- Processing Toolbox.

Módulo II (4h)
- Análise vetorial: operações de integração de dados através da utilização de diferentes ferramentas do Processing Toolbox: clip, merge, dissolve, intersect, union.

Módulo III (4h)
- Modelação do relevo: geração de Modelos Digitais do Terreno, curvas de nível, mapas de declive, orientação, relevo sombreado e mapas hipsométricos através da utilização de diferentes ferramentas do Processing Toolbox.

Módulo IV (4h)
- Construção de um modelo de análise espacial utilizando o plugin Modeller do QGIS.
- Publicação de mapas na internet.

 

Destinatários
A formação é destinada a todos aqueles que possuem alguma experiência em SIG, especificamente no âmbito do software QGIS, de qualquer área profissional (Geografia, Biologia, Geologia, Arquitetura, Engenharia, entre outros) assim como para estudantes.

 

Horário 9h00 – 18h00

 

Mais informações e inscrições AQUI

 

 

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte