Esta formação irá decorrer durante o mês de março, na sede da OERN, para todos os que necessitam melhorar as suas competências ao nível do relacionamento interpessoal e da gestão de conflitos que surgem no quotidiano.
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Objetivos Específicos
- Definir as ferramentas assertivas a utilizar com cada interlocutor e em cada contexto específico;
- Escolher e utilizar as palavras como canais comunicacionais de reforço assertivo;
- Compreender a importância do interlocutor no processo de rentabilização da comunicação;
- Aplicar técnicas de escuta activa e de feedback construtivo;
- Adotar a assertividade como estilo de comportamento e de comunicação de excelência;
- Reconhecer a importância das relações interpessoais no seio de uma organização;
- Identificar e aplicar as regras fundamentais da comunicação interpessoal;
- Saber gerir as emoções, a pressão e o stress;
- Utilizar diversos instrumentos para uma acção cooperativa e não confrontativa;
- Aplicar competências de diálogo, escuta, e comunicação na mediação de conflitos;
- Conhecer e compreender as melhores ferramentas para cada tipo de conflito.
Conteúdos Programáticos
1. A Comunicação
1.1. A comunicação como alicerce na construção de relações
1.2. Compreender o processo comunicacional
1.3. Dificuldades no processo de comunicação - como ultrapassar?
2. Atitudes de Comunicação para Estabelecer Relações Positivas
2.1. Estilos de comunicação interpessoal
2.2. Articulação da comunicação verbal e não-verbal
2.3. A Escuta ativa
2.4. O feedback construtivo
2.5. Ferramentas comunicacionais para criação de relações empáticas
2.6. A comunicação e a escuta ativa como elementos fundamentais na mediação de conflitos
3. Relacionamento Interpessoal
3.1. Melhorar o relacionamento consigo próprio e com os outros
3.2. Auto-regulação e auto-domínio das emoções, resistência à pressão e ao stress
3.3. O poder da cooperação
3.4. Construir uma estratégia de cooperação vencedora
3.5. Gerir as situações adversas e o confronto
4. A Comunicação e o Relacionamento Interpessoal
4.1. O comportamento como valor de mensagem
4.2. O discurso adequado ao contexto e receptor
4.3. Técnicas para melhorar a sua comunicação no relacionamento interpessoal7
5. Gestão de Conflitos
5.1. Estratégias de resolução de conflitos: Vantagens e desvantagens
5.2. Ferramentas de resolução de conflitos
5.3. Resolução de conflitos adicionais:
5.3.1. Conflitos interpessoais
5.3.2. Conflitos baseados em necessidades
6. Simulações e Casos Práticos
Horário: 14h00 – 18h00
Dias: 11,13 e 15
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