Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Nanoparticulas - Aplicações e Riscos Associados

11 de outubro de 2018 | Geral

No próximo dia 11 de Outubro decorre na sede da OERN uma sessão técnica sobre Nanoparticulas, a partir das 18h00.

 

O desenvolvimento científico e tecnológico está na base de uma melhoria substancial da qualidade de vida de parte significativa da população mundial. O surgimento de novos materiais e novos produtos têm sido constante ao longo dos tempos e, quando desenvolvidos de forma sustentável, têm contribuído positivamente para esse bem-estar.


Contudo, apesar de muitos destes produtos trazerem importantes mais-valias, outros, como o amianto e, mais recentemente, os plásticos, levantam dilemas complexos, sendo uma das maiores fontes de poluição no planeta. Os nanomateriais correspondem a uma miríade de produtos e apresentam-se como uma solução efetiva para muitos problemas atuais.

 

No entanto, quais os limites da aplicabilidade e quais as dificuldades que podem gerar no futuro? São questões que se devem colocar desde já, no sentido de evitar a repetição de problemas ocorridos ou que estão a ocorrer com outros tipos de produtos.

 

Organização e moderação 

João Santos Baptista - FEUP e PROA (Laboratory on Prevention of Occupational and Environmental Risks)
Alfredo Soeiro - FEUP

 

Oradoras e temas

Susana Santos - INEGI
Principais tipos (ou classes) de nanomateriais e aplicabilidade

Andrea Pereira - FEUP e PROA/LABIOMEP
Características físicas e químicas dos nanomateriais e influência nos riscos associados à manipulação. Possíveis medidas de mitigação

 

ENTRADA LIVRE

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte