Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

ENGENHEIROS EM VILA REAL NUM ENCONTRO COM O FUTURO DA REGIÃO

23 de maio de 2018 | Geral

 

                       

 

Depois do Porto, de Viana do Castelo e Braga, em Vila Real os temas dominantes foram a mobilidade, economia circular, ambiente, e requalificação.

 

A sessão de abertura esteve a cargo de Rui Santos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Poças Martins, Presidente da OERN e Carlos Trindade Moreira, Delegado Distrital de Vila Real, tendo este último ressalvado a importância destas iniciativas que “trazem a Ordem para fora de portas”, lembrando ainda à plateia da importância de estarem inscritos na Ordem.

 

Os desafios da Câmara Municipal à OERN foram partilhados pela voz de Adriano Sousa, Vereador da Câmara Municipal de Vila Real que com os temas: ordenamento, mobilidade e transformação digital passou em revista todo o que foi conseguido ao longo dos anos em Vila Real e como isso se reflete nos desafios dos engenheiros no futuro próximo.

 
António Fontainhas Fernandes E Emídio Gomes, Reitor e vice-Reitor da UTAD, respetivamente abriram o segundo painel lembrando o papel da educação das novas gerações e a possibilidade de postos de trabalho na região para engenheiros. No mesmo painel Carlos Afonso Teixeira, Coordenador do Colégio de Engenharia do Ambiente lembrou os desafios que o ambiente apresenta com a mudança de paradigma da economia circular. Já Bento Aires, Coordenador do Colégio de Engenharia Civil apontou que a “Engenharia tem a capacidade de coordenar um plano de desenvolvimento regional” e por isso lançou um desafio de “curto prazo” à cidade e à região, para que “em conjunto com a Engenharia preparem um contributo para o plano nacional para a políticas de ordenamento do território que está em discussão até 30 de junho.”

 

A OERN tem apostado em 2018 nesta aproximação com a sociedade onde estão os desafios e as oportunidades de Engenharia. E o resultado tem sido francamente positivo e amplamente elogiado pelas autarquia e membros. A próxima OERN em… irá decorrer em Bragança.

 

Tags: Engenharia Engenheiros OERN Vila Real Requalificação Mobilidade Economia Circular Ambiente
2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte