Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

1ª Caminhada da Ecovia do Rio Minho

17 de março de 2018 | Geral

Há Engenharia na Ecovia do Rio Minho. Descubra-a durante esta caminhada organizada pelo Clube do Engenheiro e Delegação de Viana do Castelo. 

 

Inscrições AQUI

 

A 17 de Março, o Clube do Engenheiro e a Delegação de Viana do Castelo vão levá-lo pelas belas paisagens minhotas, numa verdadeira descoberta da Engenharia que há em tudo o que nos rodeia, enquanto contacta com a natureza belíssima desta região.

O percurso inicia-se na antiga Estação de Friestas, na Freguesia de Eirado, Concelho de Valença do Minho e terminará junto à antiga Estação final da Linha do Minho em Monção.

 

PROGRAMA:

10h00 - Ponto de encontro - Campo da Feira (42° 4'25.61"N; 8°29'0.89"O)

10h15 – Partida de autocarro em direcção à antiga estação de Friestas, ponto de partida para o percurso (42° 2'50.77"N; 8°34'14.47"O).

Almoço, em Monção no restaurante “Casa Lara”

Transporte de Monção, Campo da Feira (em frente ao restaurante Casa Lara) para o início do percurso em Valença- Estação de Friestas

 

Menu almoço

Entradas

Lampreia (ou alternativa)

Vinho – Muralhas ou tinto da Adega Cooperativa de Monção

Sobremesas

Café

Se não desejar lampreia deverá enviar email para info@oern.pt

 

 

Trata-se de um percurso amplo de 9.44 quilómetros, de dificuldade baixa e sem grandes desníveis.

Neste percurso, além dos edifícios das Quatro Estações (Friestas, Lapela, Troporiz e Monção) existe Núcleo Museológico Torre de Menagem, em Lapela, monumento nacional desde 1910 rodeado de casario. Quem aqui chega é surpreendido com diversas panorâmicas do rio, das embarcações tradicionais, da labuta dos pescadores, da margem galega e de algumas pesqueiras, pequenas construções de pedra antiga que nos remetem ao bucolismo fluvial. Em Troporiz, freguesia onde o rio Gadanha encontra o “Pai Minho”, como gentilmente os galegos tratam o rio Minho, encontramos um verdadeiro postal ilustrado com a magnífica beleza paisagística.

À chegada à ponte internacional que liga as localidades fronteiriças de Monção e Salvaterra, falta pouco mais de um quilómetro para "entrar" no centro histórico de Monção pela Porta de Salvaterra, chegando à antiga Estação ferroviária, que iremos contornar até à Muralha e ao Campo da Feira.

 

SOBRE A ECOPISTA

A Ecopista do Rio Minho, inaugurada no dia 14 de Novembro de 2004 é um percurso superior a vinte quilómetros colado àquele troço de água internacional.  

 

Esta via ecológica, foi a primeira em Portugal a aproveitar linhas férreas desactivadas. Trata-se de uma referência para quem gosta de praticar desporto em comunhão com a natureza, tendo sido em 2009, no IV Encontro de Vias Verdes da Europa, realizado na Bélgica, classificada como a quarta melhor ecopista da europa e o ano passado com o 3.º lugar da “EXCELLENCE category no âmbito da 8th European Greenways Awards”, que decorreu na Irlanda.

 

Inscrições AQUI

Nº máximo: 25 pessoas

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte