Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

PROJETO DE AMBIENTE GANHA PRÉMIO E VOA ATÉ LONDRES

02 de janeiro de 2018 | Geral

Cristina Calheiros, vogal do Colégio de Engenharia do Ambiente da Região Norte, e a sua equipa voaram até Londres no passado mês de Novembro para participar na conferência Together We’re Better (TWB), depois de vencerem a primeira edição do Business Ignition Programme (BIP) (U.Porto Inovação, CIIMAR e INESC TEC), com o projeto Bioaqua Solutions.

 

“Esta participação no BIP permitiu alavancar ideias com potencial de negócio de forma a acrescentar valor económico ao conhecimento científico que tenho vindo a desenvolver no CIIMAR-Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.” Começou por nos explicar Cristina Calheiros, acrescentando ainda que este tipo de eventos são uma excelente oportunidade para "alargar horizontes e estabelecer contactos privilegiados".

 

O Bioaqua Solutions, projetor vencedor da competição, apresenta soluções inspiradas na natureza para os ecossistemas aquáticos, com base na otimização dos processos naturais, tornando-os multifuncionais e autossustentáveis. O modelo de negócio é baseado em prestação de serviços a entidades públicas e privadas, mas também a pessoas individuais.

 

Cristina Calheiros aponta que “como Engenheira do Ambiente é um grande desafio colocar a Engenharia ao serviço do desenvolvimento de novos produtos e soluções que melhorem a nossa qualidade de vida e respeitem o meio ambiente. A minha formação permitiu-me ter uma visão integrada e holística do ambiente, abrindo-me as portas para o conhecimento interdisciplinar.”

 

A vogal do Colégio do Ambiente tem-se dedicado à investigação científica na área da biotecnologia, especialmente no campo da biorremediação ligada ao tratamento de águas contaminadas com plantas e bactérias. Desenvolve soluções inspiradas na Natureza de forma a trabalhar com ela. Faz sentido que todo este conhecimento adquirido seja aplicado de forma a ser útil à comunidade alinhado com a vertente ambiental, económica e social.

 

O investimento na área da Educação para a Sustentabilidade tem sido também um dos seus focos, através da participação no projeto WISE-Widening Interdisciplinary Sustainability Education (http://wiseproject.info/).

 

Nota também, que o segundo prémio do BIP foi atribuído ao sistema AWASER, um serviço desenvolvido na Faculdade de Engenharia da U. Porto (FEUP) para entidades públicas e privadas que pretendam realizar amostragem de água e análise a micropoluentes orgânicos (na foto ao lado de Cristina Calheiros).

 

Janeiro é o mês do Colégio de Engenharia Ambiente na Delegação distrital de Braga da Ordem dos Engenheiros Norte. Esteja atento, em breve traremos mais notícias.

 

Há engenharia no Ambiente. Há engenharia em tudo o que há.

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte