Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Desenvolvimento de Plugins: PYTHON

10 de maio de 2018 | Geral

Inscrições  AQUI

 

Atualmente os projetos Open Source têm evoluído de uma forma bastante positiva, tendo em conta o contributo dos utilizadores. O QGIS é um software SIG Open Source com licenciamento GNU/GPL que apresenta a vantagem de poder ser instalado em Linux, Uni.
O software é desenvolvido na linguagem de programação C++, e é complementado com extensões, denominadas plugins, desenvolvidas em Python. Esta linguagem de programação permite o desenvolvimento de forma rápida e eficaz de novas funcionalidades e ferramentas que possam constituir o suporte de novas tarefas. O desenvolvimento destes plugins pode ser útil na prática profissional, sendo também um contributo para a comunidade do software livre em SIG.

 

Objectivos

No fim do curso os formandos deverão estar ambientados com a linguagem de programação Python orientada ao software open source QGIS. Os formandos aprenderão a implementar e criar plugins de forma a contribuir para a comunidade que se apoia no Open Source, assim como manipular informação através da consola do Python.

 

Objetivos Específicos

Este curso aborda a linguagem Python e a forma como se relaciona com o software QGIS de forma a complemená-lo com plugins, tornando-se uma boa opção para todos os profissionais que pretendam adquirir conhecimento na área da criação de ferramentas/plugins em software Open Source, especificamente o QGIS.

 

Corpo docente:

Lia Duarte Licenciada em Ciências de Engenharia-Perfil Engenharia Geográfica e Mestre em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É actualmente Assistente Convidada do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento de Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto onde lecciona disciplinas da área de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Trabalha essencialmente na área de SIG, sobretudo no desenvolvimento de projectos na área do Open Source. Autora de várias comunicações em conferências nacionais e internacionais e de artigos científicos publicados em revistas internacionais com processo de revisão.

 

Datas: 10 e 11 Maio

Carga: 16h (9h00-13h00 e 14h00-18h00)

Local: sede da OERN

 

Inscrições  AQUI

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte