Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Apresentado estudo sobre as alterações da paisagem, serviços de ecossistema e fogos florestais

11 de dezembro de 2017 | Geral

Há Engenharia nas sessões organizadas pela Delegação Distrital de Bragança. A prevenção e combate aos fogos florestais, bem como na gestão da paisagem e floresta foram os temas apresentados no passado dia 7 de Dezembro.


“Alterações da paisagem, serviços de ecossistema e fogos florestais” foi o tema que João Azevedo, do Centro de Investigação de Montanha - Instituto Politécnico de Bragança, apresentou, em sessão técnica na Delegação Distrital de Bragança da OERN, no passado dia 7 de Dezembro.

Nesta apresentação foi discutida a ocorrência de fogos florestais de grande dimensão e severidade em Portugal e, em particular, no Nordeste Transmontano e a sua relação com as alterações em curso na paisagem. Foram apresentados resultados de trabalhos de investigação ilustrando a tendência para a observação de condições que proporcionam a ocorrência de fogos de elevada intensidade e extensão associadas a estas alterações. As mesmas alterações afetam positivamente a oferta e valor dos serviços de ecossistema quantificados à escala da paisagem o que evidencia a necessidade de aplicar medidas de gestão da floresta e da paisagem como forma de minimizar riscos e aumentar o valor do território.


Há Engenharia na prevenção e combate aos fogos florestais, bem como na gestão da paisagem e floresta.

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte