Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Morreu Armando Lencastre, antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros

15 de setembro de 2017 | Geral

A Ordem dos Engenheiros – Região Norte comunica a todos os seus membros a partida do ilustre colega Engenheiro Armando Lencastre, Licensiado pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa e Doutorado pela Faculdade Engenharia da Universidade do Porto, em 1984, antigo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Decano e Presidente Emérito da Academia de Engenharia, Membro Efectivo da Academia das Ciências.

É com profunda consternação e já com eterna saudade que lamentamos a partida de um dos nossos. Um dos homens que ajudaram a construir a identidade da Ordem dos Engenheiros e contribuíram para o prestígio desta profissão e de todos nós.

Fundador da Hidroprojecto, Armando Lencastre foi responsável pelo estudo sobre o abastecimento de água e saneamento em Lourenço Marques/Maputo, Luanda e Macau. Foi também responsável por grandes estudos como o aproveitamento hidráulico do baixo Mondego e das regiões de saneamento básico de Portugal.
 

Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o engenheiro Armando Lencastre, foi autor do Manual de Hidráulica que foi editado em espanhol, francês, grego e inglês e é, ainda hoje, usado como livro de texto em diversas universidades europeias. Este é um dos livros de engenharia mais divulgados no estrangeiro.

O reconhecimento nacional acompanhado pela não menos excecional carreia internacional deixam que a marca de Armando Lencastre se perpetue na história da engenharia. A sua obra é vasta assim como maneira como formou e inspirou os seus alunos e aqueles que dele receberam formação e conselhos.

A história faz-se de pessoas assim, e nele devemos identificar motivos para honrar e dignificar a nossa profissão.

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte