Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Dia Regional Norte do Engenheiro 2017

19 de junho de 2017 | Geral

O Dia Regional Norte do Engenheiro, realizado a 17 de junho, reuniu no edifício da Alfândega do Porto, cerca de 500 profissionais das diversas áreas da engenharia.

   


Nesta edição a OERN prestou homenagem a três "notáveis" da engenharia portuguesa. Os engenheiros José Manuel Pinto Ferreira Lemos, Raúl Fernando de Almeida Moreira Vidal e Sebastião José Cabral Feyo de Azevedo foram reconhecidos pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento da região norte do país, da Ordem dos Engenheiros e da promoção e valorização da engenharia portuguesa a nível nacional e internacional.

 

Na manhã, deste dia, houve 11 visitas técnicas, promovidas pelos Colégios regionais, às obras de Ampliação do Hotel The Yetman, do Hotel Monumental - Avenida dos Aliados e ao Hotel Palácio dos Ferrazes. Assim como ao Comando Operacional de Contumil (Refer), ao Interior da Ponte de S. João, ao centro de Despacho e Condução da EDP Distribuição no Porto, ao Grande Reservatório de Água Nova Sintra e à Cobertura Verde que o integra (Águas do Porto), ao INEGI (com realce para a impressão 3D, ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), aos Mananciais de Água Subterrâneos da Cidade do Porto e fez-se a Elaboração de Modelo 3D de Superfície através de um voo com Drone.

 

O painel sobre “A Profissão de Engenharia: Perspetivas, Oportunidades e Ameaças” foi moderado pelo Presidente da OERN, Joaquim Poças Martins e contou com a participação de José Novais Barbosa (UPTEC), Carlos Ribas (Bosch) e Manuel Reis Campos (AICCOPN). Questões como os novos desafios da engenharia, oportunidades e ameaças, competências profissionais, empreendedorismo foram discutidas pelos presentes.

 

Foi ainda apresentada uma nova base de dados com locais de algum modo relacionados com a Engenharia que se faz ou que se fez no Grande Porto e na região norte de Portugal intitulada #GPSEngenharia. Foi lançado o livro “Grandes Engenheiros - Joaquim Sarmento” onde se apresentam notas biográficas e testemunhos de ex-alunos, colegas e amigos, que de um modo geral reconhecem tê-lo como referência. Aproveitando esta ocasião, o senhor Bastonário agraciou o Eng.º Joaquim Sarmento com a medalha de ouro da Ordem dos Engenheiros.

 

O dia foi ainda dedicado à Receção aos novos Membros Estudantes e Efetivos da OERN, à outorga a membros seniores e à Distinção a Membros que completaram 10 e 25 anos de inscrição.

 

Para concluir este dia de celebração da Engenharia foi efetuada uma visita à exposição “Leonardo Da Vinci: As Invenções Do Génio”.

 

Aceda aqui a todas as fotos do DRE2017

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte