Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Aproveitamento Hidroelétrico de Venda Nova III

30 de março de 2017 | Geral

O Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica promove no próximo dia 30 de Março, a partir das 08:30 horas, uma visita técnica às instalações do Aproveitamento Hidroelétrico de Venda Nova III, localizada no rio Rabagão. Este projeto insere-se no reforço de potência do Aproveitamento de Venda Nova com o objetivo de maximizar a utilização do potencial hidroelétrico da bacia do Cávado, permitindo assim um aumento da produção de energia elétrica com base endógena e renovável.

 


Este reforço consiste na construção de um novo circuito hidráulico com um desenvolvimento muito idêntico ao do primeiro reforço de potência de Venda Nova/Vila Nova (Central de Frades/Venda Nova II) e permite a instalação de uma central subterrânea em caverna, equipada com dois grupos geradores reversíveis com uma potência total de 756MW que serão alimentados pelo novo circuito hidráulico, com capacidade para um caudal de 200 m³/s. Pela primeira vez, em Portugal, foram instalados grupos geradores-motores do tipo assíncrono, duplamente alimentados, integralmente controlados por dispositivos conversores de eletrónica de potência.

 

A nova central hidroelétrica de Venda Nova III corresponde a um investimento de cerca de 350 milhões de euros. Pretende-se com esta visita dar a conhecer a obra na sua globalidade e também permitir o contacto dos colegas com as novas soluções tecnológicas em utilização neste tipo de empreendimentos.

 

PROGRAMA

08h30 - Saída de autocarro do Porto (Praça Francisco Sá Carneiro - Junto ao Café Bom Dia)

10H30 - Receção, Preparação e Início da Apresentação das Características Gerais do Aproveitamento.

13H30 - Almoço de convívio no Restaurante “Borda D’Água”

16h15 - Regresso ao Porto

 

A inscrição terá de ser realizada através do SIGOE (balcão Único)


 

NOTA
O preço da visita é de € 10,00 (membro da OE) e €15,00 (Não Membro) e inclui apenas o transporte em autocarro desde a cidade do Porto.
O pagamento do almoço terá de ser tratado diretamente pelos Colegas com o restaurante.  

  

Mais Informações
Ordem dos Engenheiros Região Norte
Rua Rodrigues Sampaio, 123
4000-425 Porto
T - 22 207 13 00
F - 22 203 96 47
Email - eventos@oern.pt 

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte