Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Comunicado de Falecimento

16 de janeiro de 2017 | Engenharia Civil

Exmo(a). Sr(a). Engenheiro(a),

O Conselho Diretivo da Região Norte da Ordem dos Engenheiros comunica, com sentido e profundo pesar, o falecimento do Sr. Eng.º José António Fonseca da Mota Freitas.


Informamos, que a missa de sétimo dia terá lugar, quinta-feira (19 JAN'16), pelas 19h15, na igreja de Sto. António das Antas.

 





José António Fonseca da Mota Freitas foi homenageado pela Ordem dos Engenheiros a 14 de Janeiro de 2012, tendo-lhe sido atribuída pelo então Bastonário, Carlos Matias Ramos, a Medalha de Ouro da OE, o que aconteceu pela primeira vez na história desta instituição.


Tratou-se do culminar simbólico da carreira deste Engenheiro galardoado com o mais prestigiado galardão internacional da Engenharia de Estruturas, o Prémio Outstanding Structure Award (OSTRA) do IABSE em 2009. Foi ainda vencedor do Prémio SECIL Engenharia em 2007 – o mais alto galardão ligado à engenharia civil de estruturas em Portugal, patrocinado pelo Presidente da República, pela Ordem dos Engenheiros e pela SECIL – ambos graças ao projeto da Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima.

 

Para além do longo período enquanto Professor Catedrático na FEUP, José Mota Freitas integrou desde 1968 o Gabinete de Estudos ETEC, empresa de que se tornou sócio e onde desenvolveu uma intensa atividade enquanto projetista: projetou obras de grande importância como a Cobertura da Capelinha das Aparições, em 1976; o Centro Pastoral Paulo VI (cobertura do auditório), em 1979; o projeto de estruturas do Pavilhão do Futuro, integrado no Parque Expo 98, em 1995; o Silo Auto da Trindade, em 2000; a Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, em 2000; as Estruturas Metálicas do Hotel Sheraton, no Porto, em 2001; as Estruturas Metálicas da sede do Banco de Portugal (obra que não chegou a ser executada), em Lisboa; vinte e duas pontes metálicas ferroviárias, entre muitos outros projetos.

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte