Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Fórum Nacional: A Floresta de que precisamos

12 de outubro de 2016 | Geral

A Ordem dos Engenheiros - Região Norte será anfitriã da sessão do Fórum Nacional "A Floresta de que precisamos", que decorrerá no Porto, com início pelas 9h30.

Ciclicamente Portugal é confrontado com situações catastróficas resultado da ocorrência de incêndios que trazem para a ribalta o tema da floresta.

Estes são tempos onde todos, do anónimo cidadão comum aos mais altos responsáveis do país, têm direito ao seu momento de opinião. Esta súbita e exacerbada exposição mediática lança sobre a opinião pública um manancial de informação que nem sempre contribui para uma ideia correta sobre o que deve ser a nossa floresta.

A pressão para que algo se faça é enorme e as soluções que emergem da atuação política, na difícil procura do equilíbrio entre o reconhecimento social e a valia técnica e ambiental, têm ficado muito aquém do que poderia ser a política florestal nacional.

O Colégio de Engenharia Florestal da Ordem dos Engenheiros, em colaboração com a Universidade de Lisboa, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a FORESTIS - Associação Florestal de Portugal e a UNAC - União da Floresta Mediterrânica, pretende contribuir para que o futuro da nossa floresta seja construído sobre soluções racionais, com uma consistente base técnica, que reforcem o seu potencial produtivo, garantam o seu valor ambiental e assegurem a sua dimensão social.

Assumindo o pressuposto base de que não existe uma única floresta em Portugal, tão bem evidenciado na Estratégia Florestal Nacional de 2006, e conscientes de que só um sector participado, forte e unido pode impulsionar o salto qualitativo que há tanto desejamos, vamos organizar o fórum "A Floresta que Precisamos".

Este fórum terá um formato inovador, com duas sessões regionais, Norte e Sul, e uma sessão final em Lisboa, que integrará e dará conhecimento das reflexões e recomendações regionais.

Pretende-se assegurar uma discussão aberta e participada, que identifique, no âmbito dos inúmeros estudos e planos estratégicos já produzidos e no mais atual conhecimento cientifico e opções de gestão, um conjunto de recomendações de política florestal prioritárias. Para isso, convidámos especialistas e investigadores capazes de trazer à discussão o que pode fazer a diferença no futuro da floresta em Portugal.

 

 Nota: O evento é grátis mas a inscrição é obrigatória através do preenchimento do seguinte formulário.

 

 

 

2018 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte