Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

CSE - Community Service Engineeering

28 de setembro de 2016 | Geral

FEUP parceira em projeto de Engenharia ao Serviço da Comunidade

  

Chama-se CSE - Community Service Engineeering (http://www.cse-education.eu), pretende mostrar de que forma a Engenharia contribui para a melhoria da qualidade de vida da comunidade através das tecnologias, e tem como parceira a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

O projeto, no qual a Ordem dos Engenheiros está, desde 2014, integrada enquanto membro do conselho consultivo, assume-se como tendo um âmbito que extravasa o da Educação, Formação e Engenharia, e pretende transmitir exemplos de melhoria da comunidade nas áreas de acessibilidade, mobilidade e integração. Tudo isto vai ser comunicado numa sessão pública agendada para o próximo dia 28 de Setembro de 2016 pelas 18h na sede da Ordem dos Engenheiros Região Norte, Rua Rodrigues Sampaio 121, Porto.

A sessão pretende assim mostrar os resultados obtidos pelo projeto, que culmina os trabalhos a 30 de Setembro, a cidadãos, engenheiros e estudantes. Uma vez que se trata de um projeto internacional financiado pela Comissão Europeia, será também apresentada nesta sessão a contribuição dos seus parceiros na elaboração dum curso online gratuito sobre o tema cujos docentes são Bárbara Rangel, António Torres Marques e Alfredo Soeiro, docentes da FEUP. Haverá ainda espaço para demonstração da criação de uma base de dados com temas de investigação nesta área e para a apresentação de aplicações com casos de estudo.

O curso online vai ser disponibilizado pela FEUP e vai funcionar em colaboração com a escola Thomas More, Bélgica (coordenadora) e com escolas parceiras. O  principal objetivo passa por sensibilizar atuais e futuros engenheiros para algumas das ferramentas de intervenção existentes nesta área.Com funcionamento em regime de e-learning, o curso vai explicar como a Engenharia e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem apoiar grupos vulneráveis da sociedade e melhorar a acessibilidade e a mobilidade em geral.

+ Informações: Barbara Rangel | Universidade do Porto/Uporto - Portugal |brangel@fe.up.pt

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte