Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

3º Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

17 de junho de 2016 | Engenharia Geográfica


O 3º Encontro de Utilizadores QGIS Portugal, é um encontro informal que tem como tema central o uso do software SIG Open Source QGISe irá realizar-se nos dias 17 e 18 de Junho de 2016, na sede da Ordem dos Engenheiros - Região Norte, no Porto.


Apresentações

A manhã do dia 17 será destinada a apresentações, com uma duração aproximada de 15 minutos (10’ apresentação + 5’ perguntas). Assim, a partir deste momento e até ao próximo dia 22 de Abril, encontra-se aberto o período para submissão de resumos de comunicações. Serão aceites trabalhos originais, que tenham o QGIS como objeto central ou onde o QGIS tenha sido uma peça fundamental para a concretização dos objetivos. Serão igualmente aceites "case studies" da utilização do QGIS nas mais diversas áreas de atividade. Os resumos, não ultrapassando as duas páginas A4, deverão identificar os autores, destacando aquele que efetuará a apresentação, bem como o respetivo contacto, e deverão ser enviados para o endereço de email do Grupo de Utilizadores QGIS PT: qgis.portugal@gmail.com.

Workshops

Durante a tarde do dia 17 serão ministrados dois workshops demonstrativos, com a duração aproximada de 4 horas. O primeiro, deIniciação ao QGIS, é destinado a quem pretender dar os primeiros passos com o software. O segundo, de Análise Espacial com QGIS, é mais orientado para utilizadores já com alguma experiência, que pretendam usar o software para tarefas de geoprocessamento. Devido ao tempo limitado de cada workshop os mesmos serão puramente demonstrativos, não podendo ser encarados como formação.


Inscrições

As inscrições iniciar-se-ão no princípio de Maio. Tal como na última edição, uma vez que o evento não tem fins lucrativos, em vez de pagamento de inscrições, os participantes são convidados a fazer donativos ao projecto QGIS. O valor dos donativos dependerá da modalidade de inscrição pretendida:

  • Apenas apresentações: 5 €
  • Apresentações + Workshop: 20 €

 

Hackfest

Com o objectivo de fortalecer a comunidade QGIS e de lançar os alicerces para o desenvolvimento de novos projetos a nível nacional, durante a manhã de Sábado, dia 18, a organização irá promover um pequeno “hackfest”. O hackfest terá como objectivo apresentar o modelo de desenvolvimento colaborativo do QGIS e contribuir efetivamente para o projecto através da realização de traduções, elaboração de documentação, e do reporte e correção de bugs (bug reporting e bug fixing).

 

Mais informações em http://qgis.pt/eventos.html

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte