Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

Relatório e Contas 2014

18 de março de 2015 | Engenharia Química e Biológica

Decorreu ontem, na sede Regional Norte, a Assembleia Regional Ordinária que apreciou e votou por unanimidade o Relatório e Contas do Conselho Diretivo e o Parecer do Conselho Fiscal relativo ao exercício de 2014.

Na sua intervenção o Presidente da Região Norte, Fernando de Almeida Santos, deu a conhecer a atividade desenvolvida no último ano afirmando que 2015 será um ano de consolidação dos trabalhos propostos no mandato 2013-2016, cujo objetivo será o de finalizar todos os processos que se encontrem pendentes.

Um dos processos relaciona-se com o património, em que se encontra em fase de Concurso Público a reformulação do espaço do rés-do-chão da Sede Regional, local para a instalação do restaurante da OERN, e em fase de projeto os futuros edifícios para as delegações distritais de Vila Real e Bragança.

Do ponto de vista administrativo, ao nível da desmaterialização do apoio ao membro, foi realizado um ajustamento da base de dados com o portal que permitirá, através da criação de um sistema informático, a resposta viaWEB à maior das necessidades dos nossos membros.

O Presidente da Região Norte salientou ainda os trabalhos desenvolvidos relativamente à profissão de engenheiro realçando a atitude empreendedora da OERN no desenvolvimento destes assuntos.

“A OERN tem agilizado o processo de reconhecimento da qualificação profissional, contribuindo para a definição das competências profissionais dos seus membros. O grande desafio para o futuro é conseguir associar o vetor da Qualificação Profissional aos respetivos Atos de Engenharia, cruzando-o com as competências necessárias ao desempenho dos mesmos”, afirmou.

Relativamente a este ponto referiu tratar-se de um trabalho em consolidação, destacando que uma vez definidas as competências de cada engenheiro, existem as condições para o estabelecimento de um Sistema de Desenvolvimento Curricular ao Longo da Vida. “Esta valorização do percurso profissional individual do engenheiro permitirá uma identidade própria e diferenciada do papel do engenheiro por parte do mercado e da sociedade, e determinará a credibilidade da Ordem dos Engenheiros enquanto reguladora do exercício profissional dos seus membros, valorizando ainda mais a profissão de engenheiro e a inerente confiança pública que lhe está agregada”, finalizou.

Ainda em relação à profissão indicou os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Observatório do Engenheiro com dados relativos ao percurso do engenheiro na sua vida profissional e do Barómetro de Engenharia, com a realização de inquéritos que visa avaliar questões ao nível da evolução da profissão no nosso país, quer no que diz respeito à educação/formação nestas áreas quer no que concerne à prática profissional e ao mercado de trabalho.

Fernando de Almeida Santos referiu ainda a aproximação aos estudantes de engenharia através do estabelecimento de protocolos com todas as instituições, das presenças nas escolas de ensino superior e secundário, e com o programa,em curso, Parque Interativo de Engenharia que pretende criar um parque itinerante de incentivo à atratividade de engenharia no primeiro e segundo ciclos escolar.


  


Pedro Mêda, Tesoureiro do Conselho Diretivo fez a apresentação do Relatório e Contas 2014 salientando os principais registos económico-financeiros face ao orçamento aprovado.

Foram ainda incluídos na Ordem de Trabalhos a análise a assuntos como a definição dos atos de engenharia.

Verificada a ausência do Sr. Secretário da Mesa Engenheiro Luís Manuel Morais Leite Ramos o Senhor Presidente da Mesa Eng.º José Manuel Ferreira Lemos e o Senhor Secretário Eng.º Amílcar Lousada convidaram o Sr. Engenheiro Carlos Filipe Pinto Coelho Mendonça de Figueiredo para exercer o cargo, convite que foi aceite pelos próprios e pela Assembleia.



Consulte aqui o documento!

Relatório e Contas 2014


2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte