Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt

III JORNADAS TÉCNICAS - ELEVADORES

02 de fevereiro de 2015 | Engenharia Mecânica

O vice-presidente da OERN, Eng.º José Manuel Freitas, marcou presença na sessão de abertura das 3ªs Jornadas Técnicas-Elevadores, promovida pela OERN, ISEP e revista ELEVARE, a 30 de janeiro, que debateu algumas mudanças ocorridas e previstas no setor da elevação.

Na sua intervenção abordou a lei nº 65/2013, de 27 de agosto, que aprova os requisitos de acesso e exercício da atividade das empresas de manutenção de instalações de elevação, bem como os requisitos de acesso e exercício da atividade das entidades inspetoras de instalações de elevação e dos seus profissionais (…).

Os artigos nº 6 e 18º afirmam que os técnicos responsáveis pela manutenção de elevação e os diretores técnicos e inspetores, “são engenheiros, obrigatoriamente inscritos na Ordem dos Engenheiros, das especialidades de Engenharia Mecânica, ou Engenharia Eletrotécnica (…) ”. Nesse sentido alertou para a importância de inscrição na Ordem dos Engenheiros. “A atribuição do título de engenheiro é da competência da Ordem dos Engenheiros. Sendo o título profissional, o reconhecimento da qualificação imprescindível ao exercício da profissão, este depende da inscrição como membro efetivo na Ordem dos Engenheiros”.


 


Destacou ainda as atuais preocupações da OE relacionadas com a atratividade dos jovens para a vida associativa e a empregabilidade, dando a conhecer algumas das iniciativas potenciadas pela Região Norte: estabelecimento de protocolos com todas as instituições de engenharia da região Norte; aproximação aos estudantes de engenharia com presença nas principais escolas e feiras de engenharia da região; estabelecimento de protocolos internacionais que permitem o reconhecimento de profissionais portugueses no estrangeiro; criação do PIPE2 - Percurso Integração Profissional do Engenheiro Estagiário com o objetivo principal de proporcionar as condições necessárias à possibilidade da realização de um estágio a quem, comprovadamente, não o consiga de forma autónoma.

As Jornadas Técnicas – Elevadores, procuraram discutir algumas mudanças ocorridas e previstas no setor da elevação, nomeadamente: a mudança dos referenciais normativos; a publicação e a previsão de nova legislação associada à revisão do Decreto-Lei nº 320/2002 de 28 de dezembro; as perspetivas de evolução do mercado; a eficiência energética nos ascensores; o papel dos consumidores e dos municípios face às perspetivas futuras. 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte