Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
ABERTO CONCURSO INTERNACIONAL PARA A NOVA PONTE SOBRE O RIO MINHO
23 de outubro de 2017 | Geral

No passado dia 12 de Setembro, a Ordem dos Engenheiros – Região Norte, a convite da Deputación de Pontevedra, participou na reunião de apresentação do concurso para a concretização da nova ponte sobre o rio Minho, que irá unir Tomiño e Vila Nova de Cerveira.

 


Neste encontro a OERN foi formalmente convidada a fazer parte do júri que irá votar no concurso de ideias para a seleção de três propostas de estudo técnico para esta nova ponte. Estas ideias servirão de base para a elaboração do projeto da ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho, que irá unir os parques de Castelinho, em Vila Nova de Cerveira ao Espaço Fortaleza, em Goián-Tomiño, Espanha.

Cada uma das propostas selecionadas receberá um prémio de cerca de 9 mil euros. Posteriormente, os seus autores serão convidados a participar numa segunda fase que culminará na contratação. O valor do projeto é de cerca de 150 mil euros. O valor máximo orçamentado para esta obra é de cerca de 3 milhões de euros.

 

Os engenheiros portugueses poderão também participar neste concurso internacional até dia 23 de Outubro.

 

Poças Martins, presidente da OERN alertou nesta reunião que “este procedimento, em que se começa por avaliar a qualidade das soluções, não é ainda habitual em Portugal, o que é de lamentar; na contratação pública de projetos, o critério de adjudicação mais utilizado tem sido simplesmente o do preço mais baixo, quase sem limites, chegando-se a dar nota máxima a quem “ofereça” o projeto.” Acrescentou o presidente da OERN.
 

Esta desvalorização dos projetos de engenharia, tem inevitavelmente reflexo na qualidade das soluções. 

 

“Este modelo em duas fases não é certamente adequado a todos os casos, mas, assegurando a qualidade das soluções e a concorrência entre projetistas, é seguramente melhor que o mais seguido em Portugal, que privilegia cegamente o preço.“– concluiu Poças Martins. 

 

As informações para participar neste concurso estão já disponíveis em www.depo.es/es/ponte-peonil-sobre-o-mino/concurso-de-idea

2017 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte