Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt
Digitalização na construção em setores emergentes – aplicabilidade em data centers
03 de maio de 2023 | Engenharia Civil

 

A décima sessão do ciclo “Engenheiros Civis + Digitais” é já dia 3 de maio, na sede da OERN.

 

 

Nesta era caracterizada pela proliferação da informação digital, existem, atualmente, e de uma forma crescente, cerca de sete biliões de dispositivos conectados à Internet. Muitos geram informação em escala que terá de ser capturada, processada, transferida e arquivada. Com a integração de tecnologias associadas à indústria 4.0 e IoT, as empresas requerem soluções robustas de processamento de dados, materializadas através de infraestruturas de Data Centers, para salvaguardar a sua competitividade, produtividade, segurança e economia das suas operações. O mercado da construção de Data Centers caracteriza-se, logicamente, pela sua complexidade técnica quanto à definição mais eficaz da solução integrada de engenharia, com base nas tecnologias mais atuais, que servem os requisitos de desempenho do negócio e salvaguardam as condições de sustentabilidade. Para além do desafio técnico, este mercado caracteriza-se pela alta intensidade de planeamento em fase de construção, comissionamento e handover. Perante estes desafios, tem-se vindo a destacar a evolução das equipas de engenharia integrada, ao nível da inovação de metodologias de trabalho e soluções técnicas, nomeadamente nas técnicas aplicadas em fase de pré-construção, value engineering / análise de opções, implementação de técnicas de gestão de projeto “fast-track”, soluções pré-fabricação / modularização, gestão ativos, entre outras. A digitalização, mais especificamente metodologias BIM, instrumentará as equipas com condições e meios para facilitar o suporte à tomada de decisão.

A sessão técnica serve para partilhar aprendizagens, desafios e objetivos alcançados quanto à estratégia de digitalização e requisitos BIM aplicado na prática que visa corresponder aos desafios identificados no mercado da construção de Data Centers. As aprendizagens partilhadas considerem as reflexões obtidas pela intervenção atual de 26 projetos de Data Centers distribuídos pelo Reino Unido, Alemanha, Holanda, França, Polónia e Portugal.

 

Sessão exclusivo para membros da Ordem dos Engenheiros

 

PROGRAMA

18h00 – Acolhimento
18h10 – Apresentação: Bruno Caires, João Carvalho, João Trocado e Tiago Novais, BIMMS
19h30 – Período de esclarecimentos: Bruno Caires, João Carvalho, João Trocado e Tiago Novais, BIMMS
20h00 – Encerramento

 

Data: 3 de maio
Horário: 18h00
Local: Sede OERN

 

Inscrições aqui

 

Todas as quartas-feiras de maio há sessões, na sede da OERN, organizadas pelo Colégio de Engenharia Civil – Norte. Consulte a nossa agenda

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte