Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt
Delegação de Vila Real promove seminário sobre imagens Sentinel 2
08 de julho de 2020 | Geral

A Delegação Distrital de Vila Real promove um seminário online sobre a temática "Processamento e análise de imagens Sentinel 2 (VIS NIR) em atividades florestais", a decorrer no próximo dia 8 de julho pelas 18h00.

 

 

Aceda ao seminário aqui

 

 

No âmbito do programa espacial europeu, a ESA (European Space Agency) disponibiliza regularmente imagens do satélite Sentinel 2, de acesso livre e gratuito. Estas imagens, apresentam uma resolução espacial de 10m para a bandas do espectro visível (VIS) e do infravermelho próximo (NIR), o que as torna adequadas a análises gerais de áreas florestais.

 

O processamento e a análise destas bandas pode ser feito através das aplicações SNAP e QGIS, ambas disponíveis gratuitamente na internet. A combinação de rotinas SIG com rotina de processamento de imagens permite fazer a análise periódica do estado do espaço florestal e da interface rural-florestal, bem como atualizar a cartografia de uso e ocupação do solo.

 

Pretende-se, com este seminário, fazer uma introdução ao tema e apresentar um conjunto básico de rotinas de processamento e análise de imagens Sentinel 2 (VIS NIR) em actividades florestais.

 

 

Programa
Enquadramento
José Carlos Pinto, Delegado Distrital de Vila Real

Convidado
José Aranha, professor UTAD

Moderadores
Silvino Sousa e Paulo Bessa, Colégio de Engenharia Florestal - Norte

 

 

Data: 8 de julho
Horário: 18h00

 

 

Aceda ao seminário aqui

 

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte