Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt
As personalidades que desafiam engenheiros
14 de maio de 2020 | Geral

"A sede (Com)Vida", que habitualmente decorria na sede da OERN, passa agora para o formato online renomeada de "Há Engenharia fora da caixa." Da cultura e cinema, passando pelo turismo, saúde, desporto e tecnologia a OERN convida oradores de referência nas suas áreas para fazerem as perguntas certas, para identificarem os diferentes desafios que os engenheiros terão de superar num contexto de mudança como o que estamos a viver.

 

Há Engenharia em tudo que há! Inscreva-se em cada uma das sessões e participe.

 

 

 

Convidados 

 

 

 

 2 Julho - Aceda à conferência aqui

Moderador: Raul Vidal, membro Conselho Diretivo da OERN

António Baía Reis é investigador e docente na FEUP. Enquanto docente, tem vindo a desenvolver trabalho na área da Comunicação e Criatividade. Enquanto investigador, desenvolve o seu projeto doutoral na área dos designados Media Imersivos, Criatividade e Mudança Social. É licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho, Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto. Possui também formação e experiências consolidadas nas áreas do Teatro e da Música, áreas profundamente ligadas ao seu percurso profissional, sendo através do Teatro que esbarra com a ideia de se tornar um académico. Paralelamente à sua atividade académica, desenvolve trabalho criativo como performer e media artist. A sua paixão pela criatividade manifesta-se além-fronteiras, tendo já dado aulas e desenvolvido trabalho académico e artístico em países tais como a Espanha, Noruega, Albânia e Alemanha.

 

 

 

 

5 de Maio -  Reveja aqui

 

Moderador: Joaquim Poças Martins, Presidente da Ordem dos Engenheiros - Região Norte  (OERN)

 

Rui Moreira é presidente da Câmara Municipal do Porto desde 2013, após deicxr o cargo de presidente da Associação Comercial do Porto que liderava desde 2001.  É licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade de Greenwich (Londres, Inglaterra), tendo obtido nesse ano o prémio de melhor aluno do curso. Durante a sua carreira exerceu diversos cargos consultivos nas áreas do comércio, da cultura e do ensino superior na Universidade do Porto e na Universidade Católica.

 

 

 

 

 

7 de maio - Reveja aqui

 

Moderador: Pilar Baylina, vice- presidente da Ordem dos Engenheiros - Região Norte  (OERN)

 

Especialista em Medicina Interna, Carlos Vasconcelos, fez toda a carreira hospitalar, tendo-se reformado em 2016 como Chefe de Serviço de Medicina Interna do Hospital Santo António, Centro Hospitalar do Porto. Desde o final da década de 80 dedicou-se à área da Imunologia Clínica – imunodeficiências e doenças autoimunes – tendo sido responsável pelo acompanhamento de doentes imunodeficientes infetados pelo VIH e doentes autoimunes.  Foi fundador e diretor da UIC – Unidade de Imunologia Clínica do Hospital Santo António. É autor ou coautor de mais de 120 publicações em revistas internacionais indexadas e de capítulos em livros. Em 2016 foi-lhe atribuído o Prémio Nacional de Medicina Interna.

 

 

 

 

12 de maio - Reveja aqui

 

Moderador: Joaquim Poças Martins, Presidente da Ordem dos Engenheiros - Região Norte  (OERN)

 

Mário Ferreira é mais conhecido como presidente da Douro Azul, mas detém mais de 20 empresas em diferentes sectores. A DouroAzul é empresa líder de cruzeiros fluviais em Portugal, mas em 2019 Mário Ferreira inaugurou o primeiro de três navios de expedição, estes ainda em construção em Viana do Castelo. Em 2015, foi um dos investidores da versão portuguesa do programa Shark Tank e é um dos mais reconhecidos empresários portugueses e em breve deterá 30% da TVI.

 

 

  

 

14 maio - Reveja aqui

 

Moderador: Tito Conrado, membro Conselho Diretivo da OERN

 

Licenciado, mestre e doutorado em Ciências do Desporto pelo Instituto Superior de Educação Física (atual Faculdade de Desporto da U.Porto),  José Soares, é Professor Catedrático de Fisiologia na FADEUP, onde é o responsável pelo Laboratório de Fisiologia do Desporto. Com uma vasta experiência na melhoria da performance em pessoas e equipas, seja no contexto do desporto de alto rendimento, seja em ambiente corporativo, é autor de cerca de 70 artigos científicos em revistas internacionais peer reviewed, tendo participado como conferencista convidado em mais de 200 reuniões científicas nacionais e internacionais. Assina ainda vários livros sobre temáticas ligadas ao desporto e à fisiologia, entre os quais "Running. Muito mais do que correr", lançado em 2015.

 

 

 

 

19 de Maio - Reveja aqui

 

Moderadores: Borges Gouveia, membro Conselho Diretivo da OERN

António Nogueira Leite é Economista e foi Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças (1999-2000). Durante a sua carreira exerceu diversos cargos em várias empresas.  Atualmente, além de presidente do Conselho de Administração da Sociedade Ponto Verde, é professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Nogueira Leite exerce ainda o cargo de administrador da HipogesIberia, S.A. e da EDP Renováveis, S.A (não executivo), membro do Advisory Board da Incus Capital (Madrid) e Presidente da Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar.

 

 

 

 

21 de maio - Reveja aqui

Moderador: Borges Gouveia, membro Conselho Diretivo da OERN

É um dos jornalistas de cinema mais conhecidos e reconhecidos em Portugal. É jornalista desde 1986, autor e apresentador de vários programas de divulgação de cinema. É o jornalista português que mais estrelas de cinema entrevistou para televisão, fez mais de duas mil entrevistas ao longo dos últimos 30 anos. Coordena e apresenta o mais antigo magazine de cinema da televisão portuguesa, o Janela Indiscreta, programa que em 2018 foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores como o melhor programa de entretenimento cultural da televisão portuguesa. Esteve na fundação da SIC, em 2009 regressou à RTP, trabalhou na rádio e é colaborador habitual de diversos jornais e revistas.

 

 

 

 

26 de Maio - Reveja aqui

Moderador: Borges Gouveia, membro Conselho Diretivo da OERN

Carlos Costa é Professor Catedrático e Diretor do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) da Universidade de Aveiro. É Editor-Chefe da Revista Turismo & Desenvolvimento/Journal of Tourism and Development (SCOPUS) e Editor Associado da Tourism Review (SCOPUS) e do Journal of Destination Marketing Management (SCOPUS).

É regularmente membro das equipas de avaliação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e é relator da Agenda de Investigação e Inovação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e ainda Diretor Técnico-científico da empresa spin-off em turismo ‘idtour-unique solutions’.

 

 

 

 

28 maio - Reveja aqui

Moderador: Borges Gouveia, membro Conselho Diretivo da OERN

Foi Presidente do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), até 2017.  É licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo do Porto.  O seu percurso no jornalismo iniciou-se na Rádio Universidade. Já na RDP, veio a especializar-se em política, enquanto repórter. Nos anos que se seguiram, assumiu o cargo de Diretor-adjunto de Informação da Antena 1, foi Editor do Expresso, no Porto, durante 10 anos, e, também no Porto, esteve na fundação da TSF. Nessa estação, desempenhou as funções de Administrador e de Diretor e dedicou-se, durante uma década, à análise política quase diária, ao programa Freud&Maquiavel, e à equipa de entrevistadores do Grande Júri. Esteve também na Direção do Diário de Notícias e fundou o canal de televisão por cabo que deu origem à RTPi.

 

 

 

 

 

2 de Junho - Reveja aqui

Moderador: Borges Gouveia, membro Conselho Diretivo da OERN

Engenheiro Eletrotécnico, Mestre em Economia pela NOVASBE e Pós-Graduado em Gestão Geral pela Universidade de Stanford e em Gestão Bancária pelo INSEAD(2001). Frequentou ainda o Curso para Administradores não Executivos do IPCG.  Foi engenheiro de projectos da Direção Geral da Aeronáutica Civil, engenheiro de redes da EDP, técnico do Banco de Fomento Nacional, gestor de empresas e bancos, Presidente Executivo da CGD, Banco BIC Português e Bancos de Fomento em Angola e Moçambique, Administrador não executivo e Presidente da Comissão de Auditoria da NOVABASE SGPS, Membro do Supervisory Board da Royal Lankhorst -Euronete Group(Holanda). Foi Assistente de Produção e Transporte de Energia Eléctrica no IST,Professor Associado Convidado de Economia Industrial na NOVASBE, Chairman da NOVA FORUM-SBE Executive Training Center e Professor Catedrático Convidado de Economia e Gestão no DEG-IST.  Foi Ministro do Trabalho e Segurança Social(1985-87) e Ministro da Industria e Energia(1987-95) É membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros e da sua Comissão de Especialização em Engenharia e Gestão Industrial e membro da Ordem dos Economistas.

 

Atualmente é Chairman da BYND VENTURE CAPITAL SA, Membro do Conselho Geral e Presidente dos Conselhos da Industria e Energia da CIP - Confederação Empresarial de Portugal,  Consultor da FNWAY CONSULTING nos projectos de Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação para as empresas e associações empresariais, Membro do Advisory Board da Leadership Business Consulting, Membro do Advisory Board da Savannah Portugal e Professor de Economia e Gestão do DEG-IST para os cursos de formação de executivos do Técnico - Instituto de Formação do IST.

 

 

 

 

 

4 Junho - Reveja aqui

Moderador: Tito Conrado, membro Conselho Diretivo da OERN

Arqueólogo, Historiador e divulgador da História e Património. Licenciado em História e Mestre em Arqueologia  pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Assegura ininterrupta e semanalmente, desde 2006, programas dedicados à História e Património no Porto Canal". A sua série "Caminhos da História" obteve, em 2016, o Prémio Melhor Trabalho Media da Associação Portuguesa de Museologia. O mesmo programa merecera-lhe já, em 2012, a nomeação pela Sociedade Portuguesa de Autores como autor de um dos três melhores programas de entretenimento/culturais de televisão portuguesa. Entre outras distinções, foi galardoado pela Autarquia do Porto com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, e integra desde 2017 o Conselho Municipal de Cultura do Porto.

 

 

 

9 Junho - Reveja aqui

Moderador: Raul Vidal, membro Conselho Diretivo da OERN

Fátima Vieira é Vice-Reitora da Universidade do Porto (Cultura, Museus e U.Porto Edições). Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras, onde ensina desde 1986, Fátima Vieira foi membro do Conselho Geral da Universidade do Porto de 2012 a 2014 e pertenceu a diversos conselhos e comissões científicas desde que se doutorou, em 1998. Foi Diretora do Departamento de Estudos Anglo-Americanos de 2008 a 2010 e Presidente da Utopian Studies Society / Europe de 2006 a 2016. É atualmente a Coordenadora do polo do Porto do CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, financiado pela FCT.

 

 

 

16 de Junho - Reveja aqui

Moderador: Borges Gouveia, membro Conselho Diretivo da OERN

É licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e doutorado em Economia, pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa. Entre 1970 e 1999 foi assistente e professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, entre 1988 e 2000, do Instituto Superior de Estudos Empresariais da Universidade do Porto (ISEE) e, desde 2000, da Escola de Gestão do Porto, onde exerceu funções como presidente da direção, até 2009. Ulteriormente, foi presidente do Conselho de Representantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, onde também ensinou.

Foi ministro da Economia do XIII Governo Constitucional, com António Guterres como primeiro ministro, entre 25 de outubro de 1995 e 28 de março de 1996. Entre 2009 e 2019 foi diretor-geral da COTEC Portugal. A macroeconomia é a sua área de especialização.

 

 

 

 

 

 

 

 

18 Junho - Inscrição aqui

Moderador: Pedro Vieira e Moreira, membro Conselho Diretivo da OERN

Com uma sede incomensurável pelo universo da inovação, a capacidade de trazer novas lentes perante temas fraturantes no seio das organizações e de desenvolver protótipos de transformação que desafiem a inércia e a ataraxia do mundo empresarial são os motes ideais para desafios muito promissores - mais ainda se colocarmos um acento enfático numa abordagem provocadora e nada convencional.  Aqui, a disrupção é um estilo de vida, vem do âmago: ajudar as organizações a compreender a urgência da transformação é uma viagem só de ida, na qual só embarcam os mais audazes: são estas as pessoas a quem tenho o prazer de chamar parceiros comprometidos, clientes complacentes e alunos entusiastas. São estas as inspirações capazes de me fazer apaixonar por cada nova trilha - dia após dia, lua após lua - descobrindo possibilidades infinitas rumo a um futuro destemido e promitente, capaz de transformar qualquer viagem ao Espaço numa infinita aventura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte