Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt
HÁ ENGENHARIA NO ALERTA SOBRE OS PLÁSTICOS DE USO ÚNICO
11 de junho de 2019 | Engenharia do Ambiente

A Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) vai juntar no dia 11 de junho a Engenharia, empresas, artistas plásticos e universidades para alertar sobre os plásticos de uso único. Na sede da OERN, na conferência "Beyond single-use plastics" que contará com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde, e na praça do Metro da Trindade, onde milhares de garrafas de plástico serão reutilizadas numa escultura, com demonstração de soluções alternativas ao plástico.

 

 
“Beyond Single-use plastics” ou “para lá do plástico de uso único” é uma iniciativa organizada pelo Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte que irá demonstrar que há Engenharia nas alternativas ao plástico, na ação contra a poluição, na transformação e nas escolhas para a redução do seu uso. Há uma preocupação da OERN em alertar a sociedade que se este material for usado com responsabilidade pode ser sustentável, e promover as soluções alternativas.

 

Numa campanha lançada pela OERN em abril, com o apoio da Federação Académica do Porto, das associações de estudantes da FEUP e ISEP, da associação FOCA e da Lipor, 5 mil garrafas de plástico foram recolhidas.

 

Agora a OERN convidou Xandi Kreuzeder e João Parrinha, os escultores da Skeleton Sea, para as transformar numa escultura de 5 metros de diâmetro e 3 de altura a ser criada na praça do metro da Trindade, no Porto, no dia 11 de junho, enquanto empresas e associações dão a conhecer as soluções alternativas ao plástico que já disponibilizam.

 

Os Skeleton Sea trabalham exclusivamente com destroços, sucatas e qualquer outro resíduo, sempre com o objetivo de promover a consciencialização ambiental e transmitir uma forte mensagem em torno da causa comum: manter o oceano limpo.

 

No mesmo dia, a partir da 9h30 da manhã, na sede da OERN, decorre ainda uma conferência onde empresas e entidades de referência irão debater os avanços na redução da utilização de plásticos de uso único e as suas alternativas.

 

É uma conferência focada nas soluções, porque há Engenharia em tudo o que há!

 

PROGRAMA BEYOND SINGLE-USE PLASTIC

 

Inscrição AQUI

 

09h30 Sessão de Abertura

          Joaquim Poças Martins – Presidente da Ordem dos Engenheiros - Norte

          Mercês Ferreira - Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente

          João Ataíde – Secretário de Estado do Ambiente

09h45 Filipe Araújo – Vice-Presidente da C.M. Porto - Apresentação do roadmap do Porto para a Economia Circular

10h00 Fernando Leite – Presidente da LIPOR -  A visão da LIPOR para uma Nova Economia dos Plásticos

10h15 Ana Cristina Carrola - Diretora de Resíduos da Agência Portuguesa do Ambiente - Aplicação da Diretiva dos Plásticos de Uso Único

10h45 Pausa para café

11h00 Amaro Reis Presidente da Associação Portuguesa da Indústria dos Plásticos (APIP) - O futuro dos plásticos

11h15 Pedro Lago Diretor de Sustentabilidade e Economia Circular, Sonae MC - O uso responsável de plásticos, Estratégia da Sonae MC

11h30 António Porto Monteiro Diretor de Sustentabilidade,The Navigator Company - O papel enquanto alternativa a alguns plásticos de utilização única

11h45 Debate “Alternativas inovadoras aos plásticos de uso único”: Tailored Tiles, eCO2blocks, Zouri e Ernesto São Simão, moderado por Ana Filipa Teixeira (OERN)

12h15 Encerramento - Maria João Teles Brochado Correia, Coordenadora do Colégio de Engenharia do Ambiente da OERN

13h00 Inauguração de escultura na Praça do Metro da Trindade com demonstrações de produtos alternativos ao plástico

 

Inscrição AQUI

 

Sobre os plásticos de uso único

O plástico é o inimigo número um dos oceanos, e se nada for feito, em 2050 haverá mais plásticos do que peixes no mar.

 

Há um problema mundial e a Engenharia é uma parte importante da solução. A outra parte está na consciencialização e na missão de cada um fazer mais pelo planeta. Uma garrafa de plástico pode demorar até mil anos a decompor-se no oceano. Uma simples palhinha descartável precisa de até 500 anos a decompor-se no mar. O plástico fica, e nós?

 

A Ordem do Engenheiros – Região Norte está ao lado de muitos engenheiros que trabalham para encontrar novas soluções para combater o uso indiscriminado de plásticos, mas está também atento às alternativas que a Engenharia está a criar.

 

“Há Engenharia onde há ação contra a poluição. Há Engenharia onde há transformação. Há Engenharia onde há escolhas para a redução do plástico. Porque há Engenharia em tudo o que há à nossa volta.”

 

Não é impossível reduzir e eliminar o plástico de uso único, mas requer muita Engenharia, ciência e tecnologia aliada a uma mudança de mentalidade.

 

É assente nesta premissa que a Ordem dos Engenheiros – Região Norte, o Colégio de Engenharia do Ambiente da OERN convidam todos a juntar-se a este dia nos diferentes momentos.

 

Inscrição AQUI

 

 

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte