Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt
Sistemas de informação geográfica: iniciação ao QGIS
27 de setembro de 2018 | Geral

Atualmente os projetos Open Source têm evoluído de uma forma bastante positiva, tendo em conta o contributo dos utilizadores. O QGIS é um software SIG Open Source com licenciamento GNU/GPL que apresenta a vantagem de poder ser instalado em Linux, Unix, Mac OSX e Windows, contrariamente aos software com base em licenças de utilização. A primeira versão deste software surgiu em 2002 (Gary Sherman) e é um projeto oficial da OSGeo, permitindo dessa forma o desenvolvimento de tecnologias e dados geoespaciais abertos. O software é desenvolvido na linguagem de programação C++, e é complementado com extensões, denominadas plugins, desenvolvidas em Python. Esta linguagem de programação permite o desenvolvimento de forma rápida e eficaz de novas funcionalidades. Tal como outros software SIG, o QGIS possibilita a análise e manipulação de informação geográfica.

Inscrições AQUI

Objetivos Gerais

No fim do curso os formandos deverão estar ambientados com o conceito de Open Source, assim como devem ter as bases necessárias à manipulação de dados cartográficos no software Open Source QGIS. Os formandos ficarão também com uma noção de como implementar e criar plugins de forma a contribuir para a comunidade que se apoia no Open Source.

Objetivos Específicos

Este curso aborda os conceitos e principais funcionalidades do QGIS, tornando-se uma boa opção para todos os profissionais que pretendam adquirir conhecimento na área do software Open Source, especificamente o QGIS.

Público-Alvo

A formação é destinada a todos aqueles que não possuem qualquer experiência ou que tenham reduzida experiência em SIG, especificamente no âmbito do software QGIS, de qualquer área profissional (Geografia, Biologia, Geologia, Arquitetura, Engenharia, entre outros) assim como para estudantes. O curso é introdutório ao QGIS. O curso terá uma duração total de 16 horas. A parte final da última aula (2h) será para avaliação dos conhecimentos dos formandos.

Corpo Docente do Curso
Lia Duarte Licenciada em Ciências de Engenharia-Perfil Engenharia Geográfica, Mestre e Doutorada em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É actualmente Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento de Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto onde lecciona disciplinas da área de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Trabalha essencialmente na área de SIG, sobretudo no desenvolvimento de projectos na área do Open Source. Autora de várias comunicações em conferências nacionais e internacionais e de artigos científicos publicados em revistas internacionais com processo de revisão.

Número de participantes por curso:
Máximo: 25

Inscrições AQUI

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte