Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt
Qualificação Profissional de Engenheiros e Mobilidade
29 de agosto de 2017 | Geral


Apresentação do projecto NFIF (Documentation and validation of non-formal and informal learning outcomes for engineers)


Programa

17h00 - Acolhimento de participantes, distribuição de documentação e café


17h30 - Abertura e apresentação da sessão
            Ordem dos Engenheiros - Região Norte (OERN)

17h35 - Engineering Card
            Celestino Quaresma - Presidente do National Monitoring Committee (FEANI)

18h00 - VALORIe
            Vítor Correia - Coordenador do Projeto

18h25 - NFIF (Documentation and validation of non-formal and informal learning outcomes for engineers)
            Alfredo Soeiro - Coordenador pela FEUP


18h45 - Debate

 
------------------------------------------------------------ // ------------------------------------------------------------------------------------

Engineering Card - Cartão criado pela FEANI (Fédération Européenne des Associations Nationales des Ingénieurs - www.feani.org) e atribuído pela Ordem dos Engenherios desde 2017. A mobilidade é importante para engenheiros por causa da procura numa base internacional, sobretudo Europeia, e a diferente disponibilidade de engenheiros em países diferentes. Engenheiros e empregadores necessitam duma ferramenta que mostre o perfil de cada engenheiro que se baseia, em termos de padrões internacionais, na formação inicial, na experiência e na formação ao longo da vida. Este cartão pretende ser fácil e útil para ser usado por profissionais e empregadores na área da Engenharia.

VALORIe - Tratou-se dum projecto que foi liderado pela OERN para criar uma plataforma para a mobilidade e cooperação na área da Engenharia entre o Norte de Portugal / Galiza (http://oern.pt/ver.php?cod=0A0F0C). Fez-se o levantamento de enquadramentos e práticas estabelecidas na região transfronteiriça permitindo a identificação dos pontos de convergência e de divergência das regiões. Visou a criação de um modelo de registo estruturado da valorização e da qualificação das competências ao longo da carreira profissional dos engenheiros e na definição de um glossário de termos técnicos.


NFIF
- Projecto financiado pela Comissão Europeia do programa Erasmus+ e coordenado pela VDI (https://www.vdi.de/) que é a maior organização profissional de engenheiros da Alemanha. O título é "Documentation and validation of non-formal and informal learning outcomes for engineers". A participação Portuguesa foi feita pela FEUP - Universidade do Porto tendo participado mais três organizações profissionais Europeias e a FEANI. Apresenta-se a proposta final para validação da aprendizagem informal e não-formal dos engenheiros. Esta validação e reconhecimento é feita através duma metodologia transparente e clara de modo a apoiar o desenvolvimento pessoal dos engenheiros e a valorização profissional.

 

------------------------------------------------------------ // ------------------------------------------------------------------------------------ 


Participação Gratuita, mas de inscrição obrigatória, no formulário abaixo.


 

 

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte