Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt
VISITA TÉCNICA | COMO TRATAMOS OS NOSSOS EFLUENTES?
12 de maio de 2017 | Engenharia Química

LÓGICA DA VISITA

Depois de na visita “A água que bebemos hoje, PORTO”, termos seguido o percurso tecnológico da água de consumo: Captação-Tratamento-Distribuição, nesta visita pretende-se seguir o restante caminho do ciclo da água e mostrar como Portugal está também na vanguarda da Engenharia no que respeita ao tratamento de Águas Residuais, devolvendo ao meio hídrico, a qualidade requerida pelos normativos internacionais, utilizando as mais sofisticadas técnicas de tratamento e de controlo.




MANHÃ

ETAR do Ave – Águas do Norte, Grupo Águas de Portugal


A ETAR do Ave, em Vila do Conde, é dotada da mais avançada tecnologia para tratamento de efluentes provenientes da indústria têxtil e do vestuário da região. Para esse efeito possui uma unidade de tratamento terciário, em que o efluente é adicionalmente sujeito a uma desinfeção por UV com vista a garantir que a sua devolução ao rio Ave é feita em condições ambientalmente seguras.

Possui também uma unidade de cogeração.

 

 




TARDE

ETAR de Esposende – Águas do Norte, Grupo Águas de Portugal



A ETAR de Esposende localizada na freguesia de Gandra, município de Esposende, foi inaugurada pelo Sr. Ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes em Maio de 2016. Está dimensionada para tratar cerca de 6.750 m³/ dia de águas residuais domésticas, tendo capacidade para servir uma população de cerca de 40 mil habitantes-equivalentes (em época balnear) neste Município.

 

 

 


Programa

08h30 | Saída de autocarro da Praça Francisco Sá Carneiro (em frente ao café bom dia)
09h30 | Chegada à ETAR do Ave
09h30 | Receção pela Administração da Empresa 
10h00 | Visita à ETAR
11h30 | Deslocação para Esposende
11h30 | Visita ao Laboratório
12h30 | Almoço no restaurante "O Buraco"
14h30 | Visita à ETAR de Esposende com a participação de Representantes da Águas do Norte e da Esposende Ambiente*.
16h30 | Regresso ao Porto. 

 

 
* Esposende Ambiente, EM – É a empresa local de natureza municipal que surgiu na sequência da transformação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Esposende. Entre outras, tem a responsabilidade, sobre a drenagem e tratamento de águas residuais

 

---------------------------------- // ----------------------------------------------

 

NOTA
O preço da visita é de €10,00 (membro da OE) e €20,00 (Não Membro) e inclui o almoço e transporte em autocarro desde a cidade do Porto (Pagamento será solicitado aquando da recepção junto ao autocarro). Caso queira participar mas não pretenda transporte, nem participar no almoço poderá faze-lo gratuitamente, bastando para tal que o mencione no campo observações do formulário de Inscrição.



Efetue a sua Inscrição no formulário abaixo:


 

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte