Acessibilidade (0)
A A A
Youtube - OERN Facebook - OERN Linkedin - OERN
Logo OE
OERN servicos@oern.pt
Plano de Mobilidade e Transportes e outros projetos na AMP
27 de abril de 2017 | Geral

Na próxima quinta-feira, o auditório da sede da OERN abre-se para receber o presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Emídio Sousa, que vem apresentar novos projetos para a Área Metropolitana do Porto, incluindo as linhas gerais do Plano de Mobilidade e Transportes que será brevemente contratualizado. 


Emídio Sousa é Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, exerceu o cargo de secretário-geral da empresa municipal Águas de Gaia, é presidente do conselho de administração da empresa intermunicipal PERM-TSM – Parque Empresarial da Recuperação de Materiais das Terras de Santa Maria, presidente da Direcção da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Feira Viva, EM, Presidente da Direcção da ADRITEM e é membro do conselho de administração do ISVOUGA. Foi professor convidado do Instituto Superior Politécnico Gaya.

 

A AMP integra 17 municípios, tem 2.040 km2 e 1,7 milhões de habitantes.


Apesar de ter sido criada em 2003 com esse fim, nem sempre lhe foi possível assegurar a articulação entre os municípios e os serviços da administração central em áreas como a mobilidade e transportes, equipamentos de saúde, rede educativa, ordenamento do território, conservação da natureza e recursos naturais, segurança e proteção civil, etc.


No que se refere à mobilidade e transportes, subsistem diariamente filas de trânsito e congestionamento na VCI, na Ponte da Arrábida e em todos os acessos ao Porto, foi construída uma CREP que pouco tem aliviado a VCI, o Metro está largamente subutilizado e não tem praticamente estacionamento nas estações suburbanas e há carreiras de autocarro ao lado de linhas do Metro.


Será que o novo Plano de Mobilidade e Transportes vai efetivamente contribuir para resolver os problemas que persistem e que têm sido atribuídos a falta de articulação institucional? Que outros projetos estão em preparação? 


A sessão de entrada gratuita, tem início às 18h30, sendo precedida de outra, às 17h00, também de grande interesse sobre "Energia e Sustentabilidade", com o Prof. Eng.º Joaquim Borges Gouveia.

 

Confirme a sua presença preenchendo o formulário abaixo:

 

 

2024 © Copyright, Ordem dos Engenheiros Região Norte