30 de Setembro 

Porto de Leixões 

09:00 - 20:00 


Sobre o Evento

Os membros efetivos, estagiários e estudantes da OERN, bem como professores e estudantes de Engenharia, em geral, irão debater e celebrar a Engenharia, no próximo dia 30 de setembro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Há Engenharia no Futuro. Há Engenharia em tudo que há. Por isso, este encontro irá trazer para cima da mesa questões como ensino, estágios, empregabilidade e empreendedorismo na área da Engenharia.

Para tal convidámos oradores de referência que, nas suas diferentes áreas, são a experiência e o futuro. Mas haverá ainda tempo para descontrair com DJ, exposição de engenhos, jogos, almoço volante e networking informal.

O final deste dia culmina com um sunset no terraço do Terminal.

Queremos juntar todos os que são o futuro da Engenheira num evento absolutamente imperdível!

NÃO FALTES!

Inscreve-te já
Inscrições até 23 de Setembro

Programa

Oradores

  •  09:00 – Receção dos participantes
  •  10:00 – Ângelo Paupério
  •  10:30 – Vídeo - Engenheiros pelo Mundo
  •  10:40 – João Barros
  •  11:10 – Vídeo - "Education for the next Generation"
  •  11:20 – Carlos Oliveira
  •  11:50 – Vídeo - Engenheiros pelo Mundo
  •  12:00 – João Manuel Castro
  •  12:30 – Almoço Volante
  •  14:30 – Competição - "Think like an Engineer"
  •  15:30 – Júlio Martins
  •  16:00 – Coffee-Break
  •  16:30 – António Carlos Rodrigues
  •  17:00 – "O Novo ADN da Engenharia"
  •  18:00 – João Falcão e Cunha
  •  18:30 – Sunset (Networking com Música)

Ângelo Paupério
CO-CEO Grupo Sonae

É co-CEO da SONAE e Presidente do Conselho de Administração do jornal O Público.

Ângelo Gabriel Ribeirinho dos Santos Paupério, licenciou-se em Engenharia Civil pela Universidade do Porto em 1982 e obteve um MBA pela Porto Business School em 1989.

Iniciou a sua carreira profissional em 1982 na Tecnopor, transitando, em 1984 para a EDP, onde permaneceu até 1989.

Em 1989, foi diretor da Sonae - Tecnologias de Informação, passando, nos anos seguintes, por cargos de administração em diversas empresas do grupo.

Entre 2007 e 2013 foi presidente executivo da SONAECOM.

É Presidente do Conselho Diretor da APGEI – Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial e Membro do Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa.

António Carlos Rodrigues
Presidente Conselho Administrativo da Casais E&C.

É o Presidente Conselho Administrativo da Casais E&C.

António Carlos Fernandes Rodrigues é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho, desde 1996, e formou-se em Owner and President Management pela Harvard Business School, em 2017.

É, também, Embaixador Empresarial da InvestBraga, Delegado Distrital de Braga da Ordem dos Engenheiros, Membro do Conselho da AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas e Vogal do Conselho de Administração do CVR – Center for Waste Valorization.

João Barros
Fundador e CEO da Veniam

É fundador e diretor executivo da VENIAM e co-fundador da STREAMBOLICO.

João Francisco Cordeiro de Oliveira Barros licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade do Porto em 1999 e obteve um Ph.D. em Engenharia Eletrotécnica e Tecnologia da Informação pela Technische Universitaet Muenchen (TUM), Alemanha, em 2004.

É professor Catedrático no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, diretor do Instituto de Telecomunicações do Porto e professor visitante do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

De entre os vários prémios que recebeu, destaca-se o Young Researcher Award 2010 da IEEE Communications Society e o Building Global Innovators Grand Prize em 2013.

João Falcão e Cunha
Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

É o Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

É professor Catedrático do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP.

Foi diretor dos cursos de Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão, e de Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão da FEUP, coordenador do programa MOBILE de intercâmbio de alunos de Engenharia da FEUP e de Escolas congéneres no Brasil e Diretor académico do Centro de Estudos Avançados da IBM em Portugal.

Júlio Martins
Fundador e CEO da IDEIA.M

É o fundador e CEO da IDEIA.M, empresa de inovação de produtos com competências nas áreas do design, Engenharia mecânica, prototipagem e gestão de produção, fundada em 2008 e premiada com Menção Honrosa no Creative Industries National Prize 2009.

Júlio Martins licenciou-se em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2007. Realizou, também, uma formação para Executivos, Gestão de Projetos na Porto Business School e em Estudos Avançados, Design e Desenvolvimento de Produto na FEUP.

É fundador das startups AVA Guitars, Douro Creative Studio e OXIO.

Carlos Oliveira
Presidente do Conselho de Administração da InvestBraga

Carlos Nuno Oliveira é o Presidente do Conselho de Administração da InvestBraga.

Licenciou-se em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, em 2000, tem um diploma no Programa Avançado de Gestão em Telecomunicações e Tecnologias de Informação da Universidade Católica Portuguesa, entre 2004 e 2005.

Fundou, em 2000, a Mobicomp, uma startup, na área dos serviços móveis, que dirigiu como CEO até 2008, tendo-a, nessa altura, vendido à empresa Microsoft.

Entre 2011 e 2013 foi secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação do Governo Português.

Para além destes cargos, Carlos Oliveira é, também, sócio da Pathena, fundou a Skyuber, é fundador e Presidente do Conselho de Administração da CradMobili e é Presidente da Startup Braga e CEO da ebankIT.

Painel "O Novo ADN de Engenharia"

João Santos
BEST Porto

Diogo Pimenta
AEFEUP

João Videira
aeISEP

Nuno Reis
AAUM

Carlos Peixoto
AAUTAD

Preço de Participação para Membros da OE: Gratuito

Preço de Participação para Não-Membros: 5€  

Como chegar?

O Local

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Porto

Segue-nos em: 

Contactos: 

info@oern.pt

222 071 300